Querido sol ♥

29 de abril de 2016

[Informações dos artigos nas fotos, basta clicar! Que o pai da casa não clique para ver o preço das sandálias é só o que desejo! Acho que me manda internar de imediato!]

Parece que o amigo sol está para ficar [pelo menos mais uns dias!] e aqui a mãe, que tem a pele da cara desgraçada com tantas manchas que mais parece o mapa mundo, decidiu que este ano ia mesmo ter mais cuidado. 

A verdade é que sempre adorei apanhar sol e ficar bronzeada, porque apesar de habitualmente parecer um anúncio ambulante à Neoblanc, quando apanho algum sol fico com uma cor simpática. Mas nunca tive cuidado. Pelo menos nunca tive muito cuidado. E o uso diário de um protector, pelo menos na cara, nunca fez parte da minha rotina! Com o passar dos anos, com a toma da pílula de forma continua por causa da Endometriose e com a gravidez, a minha cara ficou uma lástima. Mesmo! 

Já fiz o tratamento despigmentante da Avène mas a verdade é que não notei melhorias nenhumas. Apesar de não ser demasiado preocupada com a minha aparência física estas manchas incomodam-me. Já sei que se tivesse uma pele linda e imaculada como um bebé, arranjaria outra coisa para me incomodar. Mas agora, é este o meu calcanhar de Aquiles!

O ano passado comprei o fotoprotector mineral 50+ da ISDIN para a princesa, por recomendação do pediatra. Apesar de ser caro e de parecer uma miniatura quando olhamos para ele,  rende imenso e espalha-se muito bem na pele. Como percebi que ao usar apenas nela aquilo ia acabar por passar da validade e ia terminar no lixo ainda a meio, decidi começar a usar também na minha cara. 

Agora com a chegada dos dias de sol, já comecei a reforçar a utilização. Reparei foi que a minha pele fica mais seca e desidratada com o uso deste fotoprotector e por isso tive também de reforçar o uso do meu belo e bom óleo de côco natural. Mas mesmo assim, sinto que não chega para aqueles dias de praia ou de longos passeios ao ar livre. 

Nunca usei chapéus. Acho que desde miúda lhes tenho uma certa aversão. Mas este ano vai mesmo ser! Ando a namorar os dois modelos da foto de cima e pelo menos um deles vai ter de vir para casa comigo e ser o meu melhor amigo este ano, senão arrisco-me a chegar ao fim do Verão com a cara numa versão "tigresse". 

E vocês, mães queridas que me seguem, já alguém teve este problema com as manchas na cara? Conseguiram resolver? Qual o vosso milagre?! Vale tudo menos dizerem-me para esfregar a fralda da miúda com xixi na cara! Uma amiga já me disse isso, mas não fui capaz de tentar! 

As sandálias rasas da foto... bem as sandálias foram um devaneio nos meus momentos livres por esta internet fora e uma compra a fazer quando ganhar o Euromilhões! 

É sexta-feira ♥ Bom fim-de-semana!


Dicas e conselhos para sobreviver aos "Terrible two" #1

2 de abril de 2016

Ora então vocês vêm aqui à procura da grande descoberta da humanidade? Achavam que se eu soubesse vos contava assim o segredo sem mais nem menos?! Achavam que aqui no meu albergue tudo eram flores, sol e sorrisos?! Achavam mesmo?!

Pois claro que não! Por cá há louça partida, livros rasgados, paredes riscadas, comida no chão e cabelos puxados. Por cá há dias em que o pé bate no chão, o choro se ouve na cidade vizinha e os vizinhos se arrependem de morar aqui ao lado! Por cá, há dias em que esta mãe cheia de ternura, morde os lábios, respira fundo 10 vezes e conta até 100 para não dizer o que não deve nem fazer o que não concorda. Por cá, há dias tramados em que esta mãe cheia de cuidados e zelos só quer fugir, ir jantar fast food e respirar ar puro. Por cá, também há dias difíceis e juro, juro mesmo que gostava de descobrir a pólvora, mas por enquanto fico-me com algumas leituras que vão no sentido do caminho que tenho seguido e fico-me com a esperança de que este seja mesmo o caminho da luz e da serenidade merecida. 

Começo por vos recomendar a leitura do texto A criança de dois anos e os terríveis adultos que cuidam dela, da Claudia Rodrigues do blogue Buena Leche. Um texto simples que nos faz pensar um bocadinho e apresenta algumas sugestões interessantes. Uma das que pretendo pôr mais em prática é a antecipação das actividades. Começo a manhã com esta técnica, quando é para vestir, mas ao longo do dia vou-me esquecendo. De manhã, depois do pequeno almoço, quando regressamos ao quarto, o que a pequena quer mesmo é brincadeira. Por norma deixo-a brincar um pouco enquanto vou dizendo "Olha vamos vestir esta roupa linda?", "Olha vamos vestir para ir ter com o avô!", "Vamos vestir para ir pôr creme na cara e ver ao espelho?". E ela lá vem e coopera na hora de vestir sempre a dizer "vô!vô!". Ao longo do dia, no trabalho, acabo por me esquecer e nem sempre consigo mesmo aplicar esta técnica da antecipação das actividades. Mas a verdade é que sempre que utilizo, resulta! Este tipo de antecipação de actividades pode ser usado para tudo o que à partida pode geral um "conflito". A mudança de fralda, a ida para o carro, o banho, a hora da refeição, o deitar... etc! Vale a pena ir pondo em prática e ver que de facto vai resultando!


Uma das minhas leituras diárias é a página Mama Mia - Parentalidade Consciente e Mindfulness no facebook [de onde retirei as imagens para ilustrar este post!]. Diariamente a Mikaela publica pequenos textos que nos fazem pensar profundamente e colocar no lugar dos nossos filhos. Muitas vezes, estes textos são a chave para resolver questões e situações que nos parecem tão complexas, mas que no fundo, somos nós que complicamos. Essencialmente, o que é preciso é colocarmo-nos no lugar das crianças e tentar pensar como elas e com a informação que elas têm disponível. Às vezes é mesmo necessário fazer uma desconstrução da situação e usar a empatia. A Mikaela tem também um livro mas confesso que ainda não o espreitei, por isso não posso falar dele. Mas de facto, o conteúdo da sua página de facebook, tem sido uma grande ajuda diária, por isso deixo-vos também essa recomendação!

Como não quero que este post fique longo e enfadonho, hoje deixo apenas mais uma sugestão, se forem mães facebookianas [palavra linda que não existe!] entrem no grupo Disciplina Positiva. Mesmo que esta não seja a psicologia que usam habitualmente é sempre útil ter mais sugestões para lidar com as situações, e às vezes, só de ler que há mais duas mil mães a passar pelo mesmo e com vontade de se descabelarem todas, já ajuda um bocadinho!

Bom fim-de-semana e respirem fundo! É apenas uma fase! Vai passar ♥


É preciso libertar as mães...

1 de outubro de 2014
"É preciso libertar as mães das teorias. É preciso libertar as mães das tabelas com horas. Das aplicações de telemóvel que apitam a avisar que é hora do bebé comer. Ou de mudar a fralda. Ou de dormir. É preciso libertar as mães dos palpites e conselhos que as fragilizam. Dos “especialistas” e seus métodos “infalíveis”. De todos aqueles que paternalisticamente lhes dizem, ainda que mais ou menos subtilmente, que estão a fazer tudo mal."


Um excerto de um texto que vale a pena ler no Sapo LifeStyle