Bolo de cacau sem açúcar!

2 de janeiro de 2016
Espero que estejam a aproveitar ao máximo estes dias festivos para estarem com quem vos faz feliz e para recarregar as baterias para o ano que agora começa. Desejo que este 2016 vos traga, acima de tudo, muita saúde, tudo o resto nós conseguimos com força de vontade e um sorriso nos lábios!

Muitas de vós têm pedido que partilhe convosco o segredo que me ajudou a perder 10kg em 2015. Apesar de não haver segredo nenhum e de ter partilhado muito do que comemos por cá ao longo do ano, irei escrever um post mais detalhado sobre todas as alterações que fiz no meu dia a dia e que me permitiu perder peso de forma equilibrada, gradual e sem sentimento de privação. Um dos truques partilho já hoje, nesta receita, escolher alimentos alternativos que não roubam sabor mas acrescentam saúde às nossas receitas. 

No último dia do ano decidi fazer mais uma experiência na doçaria sem açúcar e o resultado foi muito positivo. Consegui um bolo saboroso e pouco pecaminoso. A princesa cá de casa cada vez que via o bolo até dava pulos de alegria e desta vez a receita foi também aprovada pelo homem da casa! O bolo fica pequeno, usei uma forma de bolo inglês das mais pequenas para o fazer, por isso se quiserem um bolo maior dupliquem a receita. Depois não se esqueçam de me contar se esta iguaria também foi aprovada aí por casa!


Ingredientes: 
250gr de tâmaras
4 Clh/sopa de água
1 "iogurte" vegetal 
3 ovos
2 Clh/sopa de cacau em pó
2 Clh/sopa de azeite
1 Clh/sobremesa de fermento
100gr de farinha

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar as tâmaras de molho durante algumas horas [Quanto mais tempo mais fácil de retirar o caroço e de fazer um creme com elas]. Depois de demolhadas, retirar o caroço e colocar num robot de cozinha, juntar a água e triturar bem até obter um creme [se não tiverem um robot podem colocar num processador ou no copo da varinha mágica e usar a varinha]. Adicionar o "iogurte" vegetal [tenho sempre ESTES da Alpro porque não só têm uma percentagem de soja baixa como têm muito pouco açúcar!] e voltar a bater mais uns segundos para incorporar bem nas tâmaras. Adicionar os ovos inteiros, as duas colheres de cacau e o azeite e voltar a mexer bem. Por fim, juntar a farinha e o fermento e mexer até estar bem incorporado. Cobrir uma forma pequena com papel vegetal, deitar a mistura e levar ao forno por cerca de 30 minutos, até estar cozido. 

Facilmente poderíamos tornar este bolo mais pecaminoso, se em vez das tâmaras usássemos açúcar refinado, se em vez de "iogurte" vegetal usássemos um iogurte normal açucarado, se em vez de cacau usássemos chocolate em pó e se em vez de azeite usássemos óleo. Mas sinceramente, penso que estas alternativas que apresentei não roubam sabor nenhum ao bolo e conseguem torna-lo numa opção mais simpática para o nosso organismo! No fundo, este foi um dos meus segredos ao longo do último ano, que também ajudaram bastante na perca de peso, fazer algumas substituições nos ingredientes que utilizo diariamente! Experimentem! Acho que não se vão arrepender! 

Bolachas de canela e laranja

28 de dezembro de 2015

Há vários meses que não se compram bolachas cá para casa e por isso gosto de te sempre alguma coisa para substituir que possamos trincar quando apetece comer alguma coisa, só porque sim. A minha experiência com as bolachas não tem sido totalmente feliz [apesar de nunca ter ido nem uma fora!]. Mas não sou menina de desistir e queria mesmo encontrar uma receita que pudesse dar à pequena sem culpas e que também fosse aprovada pelos adultos. Quando vi ESTA receita da Vânia do blogue Made By Coices pensei que estava aqui a opção certa, mas quem me conhece sabe que não vale a pena, eu não consigo seguir receitas. Tenho de inventar sempre alguma coisa! E apesar de a receia que fiz ser muito semelhante à da Vânia é ligeiramente diferente. 


Finalmente fiquei totalmente satisfeita com o resultado final. Consegui umas bolachas saudáveis, 100% vegetais e que ficaram saborosas e estaladiças. A princesa também gostou, apesar de ter de as molhar bastante antes de conseguir trincar. São uma boa opção para o rompimento dos dentes, para coçar gengivas! O pai não tem a minha opinião, mas quer-me parecer que está influenciado pelo meio pudim cheio de ovos e açúcar que ainda tem à espera dele no frigorífico!! Se experimentarem depois contem-me tudo, se gostaram e se foram aprovadas por todos aí por casa! 


Ingredientes:
1 chávena de tâmaras
1 chávena de amêndoas laminadas
Raspa de uma laranja
1 Clh/sopa de canela em pó
2 Clh/sopa de azeite
1 Chávena de flocos de aveia
2 Chávenas de farinha de centeio



Preparação:
Demolhar as tâmaras durante algum tempo. Retirar o caroço e colocar num robot de cozinha. Triturar até obter um creme homogéneo. Juntar a canela e voltar a mexer alguns segundos. Adicionar a chávena de amêndoas e voltar a triturar até que fique incorporado e as amêndoas quase desfeitas. Juntar os flocos de aveia e voltar a mexer bem para desfazer ligeiramente e incorporar. Adicionar a raspa da laranja e o azeite voltando a mexer ligeiramente. Por fim, ir juntando a farinha de centeio aos poucos e ir mexendo para incorporar. Acondicionar a massa em película aderente e levar ao frigorífico algum tempo. Eu deixei ficar toda a noite, mas não é necessário tanto tempo. 
Depois de fria a massa é bastante fácil de trabalhar. Comecei por estendê-la com o rolo mas depois preferi fazê-lo com as mãos porque não agarrava nada [acho que tenho de mudar de rolo!]. Estendi pequenos pedaços de massa deixando-os com cerca de meio centímetro de altura e usei os cortadores para a deixar com as formas que queria. Coloquei num tabuleiro coberto com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos. 

Espero que gostem ♥

Bolinhos de maçã e canela

4 de setembro de 2015

Que eu gosto de cozinhar vocês já sabem. Que eu adoro inventar, acho que também não há dúvidas. Comer? Sim, também me agrada muito! Agora que para mim a cozinha é uma terapia tão boa, ou melhor, do que a escrita, acho que ainda não vos tinha dito. Pois não?!

Esta semana temos andando um pouco mais tristes. Todos. Sem excepção. A entrada no infantário não foi pacífica para ninguém. Mas falo disso mais logo. Ou amanhã. Ou quando me apetecer. Se me apetecer! Hoje quero partilhar convosco esta receita que me saiu no dia que foi particularmente mais difícil para nós. Baby B. estava tão tristonha que depois de ela ir dormir lhe preparei um miminho extra para o dia seguinte. O pai também estava triste e tive de ralhar com ele para não comer tudo sozinho, senão a boneca não tinha nada na manhã seguinte! Se há coisa que a pequena não é, é esquisita com tudo o que lhe faço, e estes bolinhos também foram aprovadíssimos! Por isso, esta receita foi provada e aprovada por todos cá em casa. Até uma das avós provou e gostou [mas estava cheia de fome, por isso não sei se conta!]. A repetir, sem dúvida, mas claro com algumas alterações, porque eu sou menina de inventar muito, e sempre!

Ingredientes:
2 clh/sopa de iogurte natural [usei iogurte vegetal que é o que consumimos]
1 ovo
2 clh/sopa de flocos de aveia
1 maçã
1 banana
1 clh/café de canela em pó
3 clh/sopa de sopa de farinha de côco
5 clh/sopa de farinha de trigo
1 clh/café de fermento

Preparação:
Ligar o forno a 180º. Numa tigela funda bati o ovo inteiro com o iogurte. Juntei a banana amassada com um garfo e a canela e voltei a mexer bem com as varas. Juntei os flocos de aveia e a maçã cortada em pedaços muito pequeninos [a ideia é sentir a maçã quando se está a comer os bolinhos]. Juntei a farinha de côco e voltei a mexer. Por fim fui adicionando a farinha de trigo e o fermento e fui mexendo com uma colher. A massa fica um pouco pegajosa e não é fácil de moldar com as mãos. Mas com elas enfarinhadas consegui fazer pequenas bolas, com cerca de 1cm de altura e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Se tiverem dificuldade tirem pequenas porções com uma colher de sopa, coloquem no tabuleiro e ajeitem a forma com a colher. Levar ao forno a 180º cerca de 20m.

Nunca próxima vez, possivelmente colocarei raspa de laranja para lhe dar mais sabor e um pouco de óleo de côco para que fiquem mais fofos. Se desejarem adoçar um pouco sugiro que coloquem uma colher de açúcar de côco.

* Como coloquei um ovo, estes bolos só devem ser oferecidos após a introdução do ovo na dieta alimentar dos vossos filhotes. A introdução da canela só fiz após os 12 meses porque não é algo consensual entre pediatras. Por cá não tivemos nenhuma reacção alérgica. *

Espero que por esses lados a receita também seja provada e aprovada ♥

Papa de côco

11 de agosto de 2015
A semana passada fui ao Pingo Doce e andei a ver uma prateleira que têm sempre com promoções. Vi uma embalagem de farinha de côco da marca Seara e chamou-me à atenção. Apesar de andar sempre a pesquisar este tipo de produtos ainda não tinha encontrado nem experimentado esta farinha. Decidi trazer a embalagem mesmo sem saber o que iria fazer com ela. Eu e as promoções às vezes somos assim!
Depois de algumas pesquisas percebi que esta farinha tinha vários benefícios, como o facto de melhorar o transito intestinal, não conter glúten, apresentar um baixo índice glicémico e ser bastante rica em diferentes proteínas. Se quiserem saber um bocadinho mais podem ler o Blogue Barra de Cereal onde a autora fez um post apenas dedicado a esta farinha.
No Domingo olhei para o pacote e pensei que tinha de lhe dar uso e assim foi. Para além de a ter usado no bolo que fiz decidi fazer também uma papa para a pequena comilona cá de casa. O resultado foi bastante positivo e por isso partilho a receita convosco. Espero que gostem!

A princesa cá em casa já tem 11 meses e dou-lhe côco ralado desde os 8 meses. Se tiverem dúvidas sobre quando podem introduzir o côco na alimentação dos vossos filhos, por favor consultem a enfermeira que vos acompanha no Centro de Saúde ou o vosso pediatra. 

Ingredientes:
1 cenoura média
1 pêssego médio
2 colheres de sopa de farinha de côco
1 colher de sopa de côco ralado
200ml de água

Preparação:
Descascar e cortar em pequenos pedaços a cenoura e o pêssego. Juntar todos os ingredientes num tacho, levar a lume brando e ir mexendo ocasionalmente durante cerca de 20minutos. Se a papa secar muito, adicionar mais um pouco de água.  Como a minha boneca já come muito bem pedaços não passei a papa com a varinha. Decidi apenas mexer algumas vezes com as varas. Se optarem por esta solução é importante que a fruta e a cenoura sejam cortadas em pedaços finos e pequenos.

Apesar de ter Bimby tenho optado por fazer as papas num tacho porque acho que não se justifica sujar a Bimby para o efeito [custa-me mais a lavar e faz-me mais falta para outras coisas do que um tacho]. Mas podem colocar tudo na Bimby, vel. 1, temp. 70º durante uns 15m. No fim é colocar alguns segundos na velocidade 4 ou 5.

A receita que fiz [em que coloquei mais farinha do que vos aconselho em cima] rendeu bastante porque acabei por ter de adicionar mais água. Reservei num frasco fechado a vácuo e coloquei no frigorífico. Do dia seguinte decidi adicionar fruta fresca e oferecer à pequena sem aquecer. A consistência era semelhante à de um pudim. Comeu tudo num abrir e fechar de olhos!

Espero que gostem de mais esta partilha e se decidirem fazer não se esqueçam de me dizer qual a opinião dos vossos filhotes.

Já sabem que não estamos pelo blogue todos os dias [com muita pena minha] mas podem acompanhar as nossas aventuras através da página do Facebook ou do Instagram.