Bolo da Bianca
26 de agosto de 2015
Há uns meses atrás comecei a pensar que não faria sentido termos um bolo de anos na festa da princesa se ela não o pudesse comer. Afinal qual o sentido de outras pessoas comerem o nosso bolo de anos e nós não?! Para mim, também não fazia sentido dar-lhe a comer um bolo de aniversário tradicional, com imenso açúcar, doce de ovos, aromas e afins. Mesmo que comesse só um pouco, acho que não havia necessidade de lhe dar algo que é nocivo para a saúde dela [mesmo que isso não se veja!]. Então achei que o ideal seria eu fazer um bolo que ela pudesse comer!
Primeiro decidi fazer a introdução do ovo, durante o mês de Agosto, para usar ovos na receita e depois comecei a testar uma receita de bolo que ficasse saboroso sem levar açúcar refinado ou mascavado [a receita onde me inspirei levava a módica quantia de 500gr de açúcar]. Decidi que o melhor era não complicar muito e depois de algumas experiências cheguei a este resultado, para mim satisfatório.
Não ficou um bolo bonito. Ficou um bolo torto, com uma cobertura simples e mal espalhada. Mas, acreditem ou não, Baby B. não se importou nadinha com isso e devorou a fatia dela com mãos atrevidas e olhos esbugalhados! Os mais gulosos da família [os avôs] fizeram umas belas caretas ao comer o bolo, porque não estava doce. Eu achei que estava bom e se comia muito bem, sem precisar de mais açúcar, achei-o foi um pouco rijo, mas nada que não se resolva numa próxima vez!
Não ficou um bolo bonito. Ficou um bolo torto, com uma cobertura simples e mal espalhada. Mas, acreditem ou não, Baby B. não se importou nadinha com isso e devorou a fatia dela com mãos atrevidas e olhos esbugalhados! Os mais gulosos da família [os avôs] fizeram umas belas caretas ao comer o bolo, porque não estava doce. Eu achei que estava bom e se comia muito bem, sem precisar de mais açúcar, achei-o foi um pouco rijo, mas nada que não se resolva numa próxima vez!
Desta vez utilizei a Bimby porque me inspirei na receita de pão-de-ló do livro base. A receita que fiz deu para 12 pessoas e ainda sobrou metade. Por isso, se quiserem um bolo mais pequeno podem cortar na receita.
Ingredientes
9 Ovos
150gr de côco ralado
100gr de açúcar de côco
Raspa de 1 laranja
Raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento
200gr de farinha
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar a "borboleta", os ovos, o côco ralado, o açúcar de côco e a raspa de laranja na Bimby e programar 9 min/ 37º/ vel 3. Depois, é só juntar a farinha e o fermento e programar 20seg/ vel 3 e verter a mistura para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, ou forrada com papel vegetal e levar ao forno durante cerca de 30 minutos.
Para a cobertura usei leite de côco e amoras. Os frutos vermelhos devem ser dos últimos a introduzir na alimentação dos bebés, mas tenho amoras biológicas e usei apenas meia mão de amoras para a cobertura do bolo todo. Se preferirem podem usar apenas o leite côco, eu juntei as amoras para dar um pouco de cor. Para fazer o creme com o leite de côco basta deixa-lo no frigorífico 24h, escorrer a água que ficará por cima e bater o restante como se fossem claras em castelo. Na Bimby, coloquei a "borboleta" e programei 7min/ vel 4. Depois juntei as amoras lavadas e secas com papel absorvente e bati mais uns segundos. Para que ficasse mais consistente, deixei repousar o creme cerca de duas horas no frio.
Por fim, cobri o bolo [o melhor que a minha habilidade permitiu!] e coloquei-o no frio até serem horas de cantar os parabéns à princesa.
A receita é simples mas se tiverem alguma sugestão para a melhorar, já sabem, partilhem tudo comigo! Por cá, o objetivo principal foi cumprido, a princesa comeu do seu bolo de aniversário e ficou deliciada! E eu fiquei feliz e orgulhosa por ter pensado e preparado esta opção.
Esta semana estamos de férias, por isso os post's por aqui andam mais escassos! Se quiserem saber de nós, sigam-nos no Facebook ou no Instagram.
A receita é simples mas se tiverem alguma sugestão para a melhorar, já sabem, partilhem tudo comigo! Por cá, o objetivo principal foi cumprido, a princesa comeu do seu bolo de aniversário e ficou deliciada! E eu fiquei feliz e orgulhosa por ter pensado e preparado esta opção.
Esta semana estamos de férias, por isso os post's por aqui andam mais escassos! Se quiserem saber de nós, sigam-nos no Facebook ou no Instagram.
Um beijinho, uma noite feliz e um resto de semana fantástica ♥
- 23:14
- 4 Comments

