Bolo da Bianca

26 de agosto de 2015

Há uns meses atrás comecei a pensar que não faria sentido termos um bolo de anos na festa da princesa se ela não o pudesse comer. Afinal qual o sentido de outras pessoas comerem o nosso bolo de anos e nós não?! Para mim, também não fazia sentido dar-lhe a comer um bolo de aniversário tradicional, com imenso açúcar, doce de ovos, aromas e afins. Mesmo que comesse só um pouco, acho que não havia necessidade de lhe dar algo que é nocivo para a saúde dela [mesmo que isso não se veja!]. Então achei que o ideal seria eu fazer um bolo que ela pudesse comer!
Primeiro decidi fazer a introdução do ovo, durante o mês de Agosto, para usar ovos na receita e depois comecei a testar uma receita de bolo que ficasse saboroso sem levar açúcar refinado ou mascavado [a receita onde me inspirei levava a módica quantia de 500gr de açúcar]. Decidi que o melhor era não complicar muito e depois de algumas experiências cheguei a este resultado, para mim satisfatório.

Não ficou um bolo bonito. Ficou um bolo torto, com uma cobertura simples e mal espalhada. Mas, acreditem ou não, Baby B. não se importou nadinha com isso e devorou a fatia dela com mãos atrevidas e olhos esbugalhados! Os mais gulosos da família [os avôs] fizeram umas belas caretas ao comer o bolo, porque não estava doce. Eu achei que estava bom e se comia muito bem, sem precisar de mais açúcar, achei-o foi um pouco rijo, mas nada que não se resolva numa próxima vez!


Desta vez utilizei a Bimby porque me inspirei na receita de pão-de-ló do livro base. A receita que fiz deu para 12 pessoas e ainda sobrou metade. Por isso, se quiserem um bolo mais pequeno podem cortar na receita.

Ingredientes
9 Ovos
150gr de côco ralado
100gr de açúcar de côco
Raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento
200gr de farinha

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar a "borboleta", os ovos, o côco ralado, o açúcar de côco e a raspa de laranja na Bimby e programar 9 min/ 37º/ vel 3. Depois, é só juntar a farinha e o fermento e programar 20seg/ vel 3 e verter a mistura para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, ou forrada com papel vegetal e levar ao forno durante cerca de 30 minutos.

Para a cobertura usei leite de côco e amoras. Os frutos vermelhos devem ser dos últimos a introduzir na alimentação dos bebés, mas tenho amoras biológicas e usei apenas meia mão de amoras para a cobertura do bolo todo. Se preferirem podem usar apenas o leite côco, eu juntei as amoras para dar um pouco de cor. Para fazer o creme com o leite de côco basta deixa-lo no frigorífico 24h, escorrer a água que ficará por cima e bater o restante como se fossem claras em castelo. Na Bimby, coloquei a "borboleta" e programei 7min/ vel 4. Depois juntei as amoras lavadas e secas com papel absorvente e bati mais uns segundos. Para que ficasse mais consistente, deixei repousar o creme cerca de duas horas no frio. 

Por fim, cobri o bolo [o melhor que a minha habilidade permitiu!] e coloquei-o no frio até serem horas de cantar os parabéns à princesa.

A receita é simples mas se tiverem alguma sugestão para a melhorar, já sabem, partilhem tudo comigo! Por cá, o objetivo principal foi cumprido, a princesa comeu do seu bolo de aniversário e ficou deliciada! E eu fiquei feliz e orgulhosa por ter pensado e preparado esta opção.

Esta semana estamos de férias, por isso os post's por aqui andam mais escassos! Se quiserem saber de nós, sigam-nos no Facebook ou no Instagram.

Um beijinho, uma noite feliz e um resto de semana fantástica ♥

Não haverá festa, porque estaremos em festa o dia todo ♥

22 de agosto de 2015

Ainda durante a gravidez pensava várias vezes como seriam as festas de anos da princesa da casa e sempre disse que, estivesse quem estivesse, a princesa teria apenas uma festa de anos em casa. Sou filha de pais divorciados, que não mantém um convívio totalmente saudável. Nem sempre é fácil e em alturas como estas, ou como o Natal, ganhamos algumas rugas e cabelos brancos na tentativa de agradar a todos e não magoar ninguém. Desde que me conheço que sempre tive este cuidado, o de tentar não magoar ninguém, mas nem sempre é fácil, porque às vezes, façamos o que fizermos, escolhamos o que escolhermos, haverá sempre alguém que não fica feliz!

Quando se começou a aproximar o mês de Agosto, e comecei a ter de pensar a sério no dia de anos da boneca, a primeira ideia que tive foi fazer um piquenique. Um espaço neutro, onde cada qual pudesse fugir ou esconder-se onde bem desejava sem grandes constrangimentos. Mas quando comecei a fazer a lista de convidados começaram os grandes dilemas, por diversos motivos. No fundo, o bom senso ou o "políticamente correcto" indica-nos que se convidamos umas pessoas faz sentido convidar outras e esse bom senso iria fazer com que convidasse pessoas que ainda não conheciam pessoalmente a minha filha. Por falta de tempo, de interesse ou de vontade. Não interessa. Mas para mim, não fazia sentido. Quando mostrei a lista prévia ao pai ele perguntou se eu o estava a pedir em casamento discretamente [É verdade! Somos pais 'ajuntados'! Nunca pusemos por escrito a história que nos une...]. Depois de conversarmos sobre o assunto algum tempo, achei que o ideal seria mesmo seguir a simplicidade masculina [Ah como eu às vezes gostava de ser assim... simples, sem pensar e repensar em todos os quês e porquês e em quem vou magoar ou deixar de magoar!]. 

Nesta caso, a simplicidade masculina disse que o ideal é não convidar directamente ninguém, porque quem gosta da princesa, se preocupa com ela e faz realmente parte da vida dela, vai aparecer em nossa casa no dia de anos dela. E será mais ou menos assim. Arranjaremos a casa e iremos decora-la para a boneca, porque é o dia de anos dela e nós estaremos em festa. Farei alguns doces e terei o frigorífico atestado. À noite, haverá jantar para quem estiver. Tudo simples e sem grandes pretensões. A família, os amigos queridos e quem verdadeiramente faz parte da nossa vida e da vida dela, sabe que a nossa porta e os nossos corações estarão abertos neste dia, e todos serão muito bem recebidos. No fundo, não faremos uma festa porque vamos estar o dia todo em festa ♥

O grande dia está a aproximar-se e a verdade é que me sinto cada vez mais feliz e tranquila com esta decisão. Cantaremos os parabéns e partiremos o bolo [que ainda ando a pensar e repensar como fazer!] às 17h46, hora em que a boneca mais boa nasceu! Que seja um dia mágico para ela, que se sinta amada e esteja rodeada das pessoas que mais gosta, é o que realmente desejo. O resto, são complicações de adultos. Porque efectivamente, os adultos complicam tudo!