Um novo capítulo ❤

16:22


Quando sentimos que era altura de a Bianca ir para o infantário ponderei se não deveria escolher logo um colégio onde ela pudesse estar desde bebé até ao 9.º ano. Sempre tive a ideia de que a estabilidade e o sentimento de pertença a uma comunidade eram o melhor para o crescimento das crianças. Mas acabei por ir mudando de ideia. 

Não acho que devam mudar de escola todos os anos, longe disso. Mas na sociedade em que vivemos actualmente acho que é de extrema importância que eles desenvolvam a capacidade de adaptação e de integração em novos grupos e em novos contextos. Claro que as adaptações são difíceis, tanto para eles como para nós, mas sinto que também são aprendizagens muito importantes. 

A nossa primeira escolha foi um infantário particular onde a primeira pessoa que me recebeu foi a Filipa. Senti uma conexão extrema com ela e tomei logo a decisão. Aquela seria a primeira educadora da minha filha. Seria a pessoa que lhe daria colo quando eu não estava. Seria a pessoa que me ajudaria no desfralde, nas primeiras palavras e lhe velaria os sonos durante as sestas. Nem sempre fui uma mãe fácil. No primeiro ano era a única que levava lanche de casa e pedia cuidados com a alimentação. E a Filipa respeitou. E ainda assim tinha sempre um sorriso para me receber e para se despedir de mim. Os anos passaram, a Bianca cresceu, a sala mudou e conhecemos mais pessoas queridas e especiais. Todas elas ficarão para sempre no nosso coração e a elas seremos sempre gratas por tudo, e por tanto. Mas a Filipa... a Filipa terá sempre aquele lugar especial, por ter sido a primeira e por ter sido tão única. 

No último dia de escola oferecemos um presente feito por nós às três pessoas da escola mais significativas para a Bianca. Aquelas por quem ela quer voltar à escola só para dar um abraço e dizer que sente saudades. À Filipa ofereci também as minhas palavras de mãe, porque às vezes, nós pais, esquecemo-nos simplesmente de agradecer e de mostrar as estas pessoas o quanto são importantes e significativas nas nossas vidas!


Hoje demos início a um novo ciclo. Uma nova escola. E para ela, sem nenhum rosto conhecido. 
O primeiro dia nunca se esquece. Marcam as pessoas que ofereceram as mãos. Marcam os adultos com voz mais doce. Marcam as primeiras amigas que nos sorriram. Marcam os que escolheram sentar-se ao nosso lado. Marca a menina com a garrafa de água igual. Marca aquela que nos aceitou na brincadeira. Marcam os recantos que sentimos mais nossos. O primeiro dia nunca se esquece. E hoje foi o nosso primeiro dia, no local que escolhemos ser também o nosso, para os próximos dois anos. 

You Might Also Like

0 comentários