S. Martinho do Porto ❤

15:45


Agosto tem sido para nós sinónimo de férias desde que a pequena nasceu. Ambos gostamos de ter tempo para preparar a festa de anos e claro, o dia de anos é sempre para passarmos com ela. Quando as nossas férias começaram o tempo não estava muito simpático, ainda assim decidimos arriscar e apanhamos o comboio para S. Martinho do Porto.

Há alguns meses que ela pedia para andar de comboio e achámos que seria o passeio perfeito para uma primeira experiência. A verdade é que para fazer um dia de praia os horários de comboio não são os mais indicados, mas como estava nublado e até um bocado de frio, arriscámos. Apanhámos o comboio em Leiria às 10h34 e voltámos de S. Martinho às 16h11 por não haver mais comboios. Algumas estações da linha do Oeste estão fechadas [diria mesmo abandonadas!] e por isso fica a dica de que para fazerem a viagem é só entrar no comboio e depois pagam lá dentro durante a viagem. 

No interior os comboios estão em boas condições, mas por fora estão todos pintados. Na ida a pequena ainda conseguiu ir a ver a paisagem, mas na volta vínhamos numa carruagem com as janelas todas grafitadas de preto. Confesso que me entristece, não só o facto de fazerem isto a património que é de todos nós, como também por haver muito pouco investimento e manutenção.

Pode ter sido coincidência, mas a verdade é que tanto na ida como na volta os comboios estavam bem compostos com as carruagens quase todas cheias. Foi em Agosto, é certo, mas ainda assim era dia de semana! 


Como seria de esperar a Bianca adorou a sua primeira viagem de comboio e tem andando a pedir para repetirmos este passeio. Para mim foi um regresso delicioso ao passado e à praia da minha infância. lembro-me de estar de férias com a minha avó em S. Martinho, e de ir precisamente à estação de comboios usar o orelhão, para ligar aos meus pais à noite. Sim, eu ainda sou do tempo em que não havia telemóveis nem internet e a pessoa andava bastante a pé para fazer um telefonema! E sabem do que me lembro mais? De ser noite cerrada, quase madrugada, e nós irmos buscar pão quentinho acabado de fazer para comer de empreitada. Parece que ainda lhe sinto o cheio! 

Por muitos anos que passem, S. Martinho será sempre a praia do meu coração e aquela que me faz sorrir só de me lembrar que existe! 

You Might Also Like

0 comentários