Lancheiras do bem

16:45


Quando a Bianca foi para o infantário eu decidi que levaria os lanches dela para evitar iogurtes açucarados e papas industrializadas. No primeiro ano correu tudo bem porque ela ainda não tinha percepção de que o comer dela era diferente dos restantes amigos. Com o passar do tempo, e para que não se sentisse diferente, começou a comer o mesmo que os colegas na escola. Desta forma iniciou os iogurtes açucarados e de aromas [até aí só comia naturais], o chocolate em pó no leite [em casa só coloco cacau puro] e doces e manteiga de amendoim no pão. 

A partir do momento em que se começam a experimentar as coisas não há grande volta a dar. O paladar fica mais refinado e ao sabermos que um iogurte pode ter um sabor bem mais doce achamos que já não gostamos do natural. E foi por isso que também em casa, mais recentemente, acabei por introduzir os iogurtes de aromas. 

Com a mudança de escola e a necessidade de levar lanche de casa tenho tentado enviar-lhe uma lancheira colorida e simpática, que a faça desviar o olhar dos manhazitos e dos leites achocolatados dos colegas. Para já tem corrido bem. Ela adora a lancheira e a variedade de coisas que lhe mando. 

Aos quatro anos, e estando inseridos em grupos de pares, é muito complicado nós conseguirmos manter-lhes uma alimentação limpa de açúcares processados. E ela já come de tudo um pouco. Sempre que quer experimentar eu deixo. Mas no dia a dia tento mesmo que ela mantenha uma alimentação equilibrada e saudável. 

Tendo em conta o número de mensagens que tenho recebido sobre as lancheiras dos miúdos e a pedir mais sugestões, criei um álbum na página de facebook onde podem acompanhar a lancheira da Bianca diariamente. Nem tudo o que mando é 100% do bem, nomeadamente os iogurtes líquidos em alguns dos dias, mas tento mesmo que seja o melhor possível. 

Como disse em cima eu não sou fundamentalista nesta questão. Mas a verdade é que se pensarmos de um modo geral e fizermos umas contas muito por alto, basta que eles comam uma taça de cereais dos supostamente para criança com leite ao pequeno almoço, bebam um iogurte de aromas e comam um pacote de bolachas ou um manhanzito no lanche da manhã, comam uma gelatina depois de almoço, bebam um sumo ou um leite achocolatado e comam um pão com doce ao lanche da tarde e ainda petisquem mais alguma coisa dentro deste género, e num dia consomem sem grande dificuldade 200gr de açúcar ou mais! 

Como sei que às vezes a inspiração foge e parece que já não se sabe como fugir ao pão com queijo e fiambre, aqui ficam também alguns blogues onde podem encontrar mais inspiração!

You Might Also Like

2 comentários

  1. De facto muito interessantes as escolhas. Gostava tanto de conseguir que os meus filhotes comessem essas coisas maravilhosas. Desculpe perguntar, essas lá cheiras compartimentação para ir tudo arrumadinho onde encontra? Obrigada pelas dicas maravilhosas e saudáveis que vai dando. Julia Novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Júlia, acho que neste caso prevalecem duas coisas o exemplo que vamos dando [se eles nos virem a comer estas coisas também vão comer] e o dita "água mole em pedra dura..."! Desde pequena que a habituei a comer destas coisas e nunca tive em casa as outras, desta forma ela sempre aprendeu que o que não há em casa é porque não faz bem, logo só podemos comer às vezes!
      A lancheira mandei vir da net, do site Wish.
      Um beijinho e obrigada por estar desse lado

      Eliminar