Afinal o que é isto de ser Mãe Sem Avental?

22:20



O Grupo Mães sem Avental está a ganhar muita cor e boa disposição! Partilhas hilariantes, desabafos, artigos, dicas e muitos likes aqui e ali! Já somos mais de 400 membros! Significará 400 Mães Sem Avental? Afinal... O que é uma Mãe sem Avental?

O objetivo deste grupo incide em temáticas que geralmente fazem sentir a Mãe frustrada pela partilha de episódios com os filhos, que não perfazem os convencionais, dirigidos aos pais cheios de arrumação, lacinhos, ordem e finais felizes. Porque também existem e merecem tanto respeito por isso! Ainda assim, é necessário, nos dias que correm, aliviar a tensão parental diminuindo expetativas e promovendo resiliência. 

Ao fim ao cabo, é um processo em que nunca se sabe com o que se pode contar e em que o mais certo é falhar. Mas…O que significa falhar? Quaisquer que sejam as atitudes e peripécias com e sem avental, estas acabam por definir um determinado estilo que não se avalia somente em função do bom e do mau. Podemos antes pensar que há coisas que se conseguem e outras que podem ser melhoradas. O suporte social, a profissão, a personalidade, a capacidade de resolução de problemas, entre outros constituem fatores de coping que diferenciam o resultado final e a gestão de stresse parental. Por outro lado, o temperamento da criança e as suas vicissitudes conciliam-se numa perfeita (des)harmonia que oscila em função do momento. No fundo, os desafios habituais de qualquer interação, sendo que esta, a parental, é recheada de intimidade, sentimentos profundos, expetativas e muito, mas muito medo. 

O que é Afinal uma Mãe sem Avental? 
Baseadas nas nossas sugestões, algumas mamãs sugeriram esta lista caricata e sincera: 
1. A que é muito distraída 
2. A que tem muito poucas ou nenhumas competências de gestão doméstica 
3. A que preza pela alimentação saudável dos filhos mas come bolos às escondidas na despensa
4. A que passa a vida com os filhos na rua só para não os ter dento de casa
5. A que nunca traz lenços, nem toalhetes, e limpa narizes à própria camisola
6. A que anda sempre com toalhetes, porque só quando chega à escola se lembra que não lavou a cara ao filho 
Querem ver mais? Juntem-se ao Mães Sem Avental

A verdade é que temos um segredo para vos contar. Somos todas Mães Sem Avental. Umas escondem é melhor que outras. Algumas partilham, outras penalizam-se. Algumas refletem, outras aceitam. Outras há que, não pensam sequer em esconder e fazem muito bem! Até porque para se ser uma Mãe Sem Avental não é necessário cumprir todos os requisitos da lista acima. Na verdade, nem é preciso ser-se todos os dias uma Mãe sem Avental. Há dias em que o avental foge, desaparece, fica preso no tambor da máquina de lavar que foi ficando esquecido durante o tempo necessário. Outros há em que o Avental tem um aprumo digno da teoria educativa mais parcimoniosa. É o que é. Não faz mal. Somos humanos. Somos de carne e osso. As nossas crianças também. Este nosso Mães Sem Avental pretende retratar a parentalidade (& amigos) onde a versão “desarranjada”, desiludida, desaustinada cumpre mais o formato “ralação” do que relação. Será por isso, um grupo cheio de descontração, aceitação, partilha, leveza e muita mas muita paciência.

Psicóloga Sílvia Brites - maessemavental@gmail.com

You Might Also Like

0 comentários