A minha (des)organização - Em casa

09:20


São muitas as vezes em que recebo comentários na página de Facebook ou no Instagram a perguntar como consigo fazer tanta coisa num único dia e principalmente como consigo manter a casa limpa e organizada. Já tinha prometido que ia falar sobre isso e hoje é o dia. Ou um dos dias, porque isto é tema para toda uma série. Antes demais é importante frisar que todos somos diferentes e acima de tudo é crucial definir quais são as nossas prioridades. Há pessoas que não passam sem ler um livro por semana, há outras que precisam de ver a novela ao fim do dia e há quem para se sentir em paz e harmonia precise de ter a casa limpa e organizada. Tudo é válido. Desde que seja o que para nós faça sentido. E começo por vos dizer que não vejo uma novela talvez há uns 8 anos [mas vejo séries!] e que não leio um livro completo, do início ao fim, há uns bons 5 anos. 

Sempre gostei muito de ler mas nos últimos anos sinto que deixei de ter a concentração necessária para o fazer. Pego num livro, começo a ler e passado duas páginas já estou a navegar na receita que vou fazer, no post que vou escrever, nas mensagens que tenho por responder ou na reunião que tenho de preparar. Se o tentar fazer quando tenho a Bianca acordada, nem a meta das duas páginas consigo alcançar. É algo que quero mudar, porque efectivamente é um hábito que gostava de ter e que sempre me deu muita inspiração para eu própria escrever.

Os meus dias não são todos iguais. Há dias em que trabalho todo o dia fora de casa e há outros em que trabalho todo o dia em casa e por isso é que é tão importante o factor organização para mim. Porque quando trabalhamos em casa é muito fácil haver uma inversão de prioridades ou ter aquela sensação de que temos todo o tempo do mundo e depois quando damos conta já é hora de ir buscar a cria à escola e metade das tarefas ficaram pendentes. 

Mas afinal quais são os teus truques para manter a casa em ordem? Perguntam vocês! A verdade é que nem sempre a casa está em ordem mas felizmente [para mim] essa não é a realidade diária, é a esporádica. Vou então fazer uma lista de pequenas coisas que me ajudam no dia-a-dia. 

1. Não lavo roupa todos os dias - felizmente tenho uma máquina de 11kg de capacidade e por norma só faço duas a três máquinas por semana. Logo não tenho de estender/apanhar/dobrar/arrumar todos os dias. 

2. Não há objetos sem lugar cá em casa - Basicamente não há correspondência em cima da mesa da cozinha, não há sacos das compras pendurados aqui ou acolá, não há casacos ou malas espalhados. Todas as coisas têm um lugar próprio e na maioria dos dias, antes de me ir deitar passo pelas principais divisões da casa e arrumo o que ficou perdido fora do lugar. São 5 minutos por dia que ao fim da semana fazem toda a diferença. No escritório tenho uma gaveta onde enfio toda a papelada que se vai juntando e não tenho tempo de arquivar, assim como aqueles objectos não identificados que não pertencem a lado algum e volta e meia aparecem!

3. Arrumar as compras, lancheiras e afins quando chegamos - Quando chegamos a casa com sacos de compras, ou com as lancheiras ao fim do dia, tento arrumar logo tudo nos sítios certos. 

4. Cá em casa não andamos calçados - Parecendo que não, o facto de os nossos sapatos ficarem na garagem e usarmos chinelos ou andarmos descalços dentro de casa, ajuda muito a que não se traga lixo para o interior.

5. Aspiro as divisões principais algumas vezes por semana - Verdade, muitas vezes depois de jantar e de arrumar a cozinha passo o aspirador na cozinha e muitas vezes aproveito e segue sala, hall e wc de serviço. Quando não o faço à noite e de manhã antes de sair vejo que está a precisar, passo num instante antes de sair. O facto de manter os espaços arrumados, quase sempre, facilita esta tarefa. Não demoro mais de 10 minutos a aspirar tudo. Basicamente tenho sempre o aspirado arrumado na despensa e ligado à tomada. Quando vejo que é preciso puxo o bicho até à cozinha e pronto! 

6. Não tenho um dia específico para a limpeza da casa - Para mim é mentalmente e fisicamente impensável passar um dia inteiro a aspirar, lavar, limpar. Lembro-me bem que quando era miúda os nossos sábados eram assim. A minha mãe começava de manhã e às vezes eram 19h quando terminávamos a tarefa. Não consigo! Basicamente vou fazendo! Se depois de jantar e de ter a cozinha arrumada, ainda tiver coragem, limpo um wc. Noutro dia trato da roupa. Noutro dia limpo o pó da sala. Outro dia segue uma janela. E assim sucessivamente. Basicamente a minha casa NUNCA está totalmente limpa. Só quando tinha empregada é que isso acontecia!

7. Eu destralho. Ele destralha. Nós destralhamos. E volta e meia eu destralho por todos - Não ter coisas em excesso é uma mais valia para manter os espaços limpos e organizados. Cá em casa somos o que hoje em dia se apelida de minimalistas. Temos poucos tapetes e carpetes, não há um único naperon e os elementos decorativos são quadros, molduras com fotografias, livros, flores e velas. Por exemplo a minha mãe adorava ter elementos decorativos da Vista Alegre, peças e peçinhas que lhe custavam os olhos da cara e que depois era um filme para limpar. Talvez porque me calhava essa tarefa a mim, nunca me deu para o mesmo. Na nossa sala o pó limpa-se em 10 minutos, e agora demora mais porque há imenso brinquedos da pequena.

8. Vou lavando a louça enquanto cozinho - Na maior parte das vezes consigo ir lavando a louça e deixando a cozinha aceitável ao mesmo tempo que cozinho o que facilita muito a vida depois, quando terminamos de comer. Neste momento não temos máquina de lavar louça, mas quando tinha conseguia melhor ainda manter a cozinha organizada. 

9. Arrumo e limpo uma gaveta/prateleira quase todos os dias - É verdade! Parece utopia mas não é! Na nossa casa temos uma imensidão de gavetas, na cozinha, no escritório, na sala, nos quartos, etc e por norma arrumo e limpo uma delas diariamente. Isto permite-me que nunca se instale o caos e que seja mais fácil de ir arrumando os ditos objectos perdidos que falei em cima. Seja enquanto tenho o jantar a fazer, seja enquanto ela está a brincar na sala e só precisa que eu esteja ali ao lado, seja em que altura do dia for, consigo sempre arranjar um bocadinho para organizar um pequeno espaço por dia! Ontem foi a gaveta das especiarias! 

10. Conheço-me bem e rentabilizo os meus picos de energia - Há dias em que o meu corpo se anda a arrastar e não quer fazer nada e há outros em que às 22h00 me dá uma energia tremenda. Quando sinto esses picos de energia aproveito-os ao máximo. cá em casa não há horas certas para determinadas tarefas. Se tiver um destes picos ponho-me a limpar um wc ou a lavar chão! 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Obrigada pela partilha! São dicas que vou aproveitar!

    ResponderEliminar
  2. Eu também aplico cá por casa estas dicas. De facto ter tudo organizado permite-nos que a limpeza seja muito mais fácil. E quantos menos objectos melhor, e isso não quer dizer que a casa não tenha decoração. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar