Destralhar - A palavra do momento!

22:39


Volta e meia brindo-vos com uns posts de decoração, mas acima de tudo de organização. Se é verdade que não sou nenhuma expert em decoração, também é verdade que quando me empenho sou uma verdadeira mestre na organização. Falei-vos sobre isso AQUI, AQUI e AQUI e hoje volto ao tema, porque apesar das mil e uma tarefas que tenho pendentes, a de tentar tornar esta casa mais funcional e menos complexa no que toca a limpeza, continua a ser uma prioridade diária [já que trocar de casa  para um T0 não está nos planos!]

Ter uma casa grande não ajuda a manter o espaço limpo e organizado, não só porque há mais área para limpar como também a probabilidade de termos mais tralha é maior. A verdade é que quando não há espaço, aquilo que não se usa tem de saír, quando há espaço enfia-se na garagem, na despensa, nos roupeiros e vai-se arrastando anos, na ilusão de que um dia seja útil! Um exemplo prático é a máquina de cortar relva. Quando viemos para esta casa plantámos relva e o meu pai ofereceu-nos uma máquina para a cortar. A relva coitada nunca teve dias felizes, e depois de três tentativas da nossa parte desistimos e pusemos relva sintética. Ora a máquina de cortar relva está muito arrumadinha, há uns seis anos, sem ninguém lhe tocar! Digam-me lá se já não podia estar no OLX ou em qualquer outro site similar? Pois claro que podia! 

Começar a destralhar não é nada fácil e se eu até tenho espírito para a coisa, o marido até fica com urticária só de pensar em desfazer-se das coisas! Mas a verdade é que depois de se começar e quando temos as coisas mais livres de tralhas é bem mais fácil continuar. Não só porque a sensação é óptima como também acabamos por treinar o desapego aos bens materiais. 

Cá em casa, há alguns locais que já sofreram uma limpeza/arrumação/destralhanço a fundo! Os móveis dos wc passaram a estar sempre impecáveis. Não há produtos fora de prazo e não há nada que não seja para efectivamente utilizar. A primeira limpeza custou e foi demorada, mas a verdade é que agora basta uma vez por mês [ou nem isso!], passar o paninho lá dentro, ajeitar as coisas e estão sempre limpos e organizados! E sabem que mais? Nunca mais tive o marido a perguntar "Há álcool?", "Há água oxigenada?", "Onde estão os pensos?", "E a pinça?". Como só temos o que efectivamente é preciso e utilizado, os móveis estão muito bem arrumados e basta abrir para se achar o que é preciso! Deu trabalho? Deu, algum! Não vou mentir! Mas vale a pena e não volto a cair na asneira de deixar acumular pomadas fora da validade há 10 anos! Utilizo alguns cestos e caixas que ajudam a manter tudo nos locais certos! Podem ver algumas dicas em baixo!

O mesmo tem acontecido com a despensa. Depois de lhe dar a volta maior e ter retirado o que já não interessava, ou estava fora de prazo, e de a ter organizado de forma mais prática, agora também é muito mais fácil manter a despensa arrumada, organizada e limpa. Mas ainda tenho lá alguns "monos" que têm de seguir viagem para outras paragens! Na próxima vistoria já fica impecável! Na despensa também tenho algumas divisórias em metal e algumas caixas onde organizo por exemplo, as embalagens abertas.

Neste momento o que me tem dado mais trabalho e está a ser mais demorado são os quartos [o escritório foi caótico, mas já está!]. O quarto da Bianca tem servido basicamente de despósito, porque ela não tem lá dormido e acaba por brincar só na sala. O nosso precisa de uma volta de 180º em todas as gavetas e no closet. Cada vez que faço a limpeza mais comum de aspirar e limpar pó, destralho um bocadinho, mas acho que vou mesmo ter de começar numa ponta e seguir tudo até ao fim, de uma vez! 

Já aqui vos falei do blogue Cinquenta e Dois que tenho adorado seguir. Por lá a dica é destralhar alguma coisa todos os dias! E parece-me interessante. Mas eu cá sou um bocadinho mais imediata e gosto de ver os resultados assim mais rapidamente [mais stressada portanto] e então quando pego na coisa, destralho e limpo uma gaveta de uma vez, ou um armário! Para mim resulta melhor assim e o lema tem sido um pouco "destralhar uma gaveta por dia nem sabe o bem que lhe fazia!".

Há alguns truques que me ajudam depois a manter os espaços limpos e organizados. Um deles é não voltar a guardar tralha. O que é lixo segue de imediato para o lixo! Por exemplo, correspondência, embalagens, caixas, etc. são coisas que às vezes deixamos ficar só por preguiça de não lhes dar logo seguimento e quando vamos a ver é o caus! 

Outro truque é dividir os espaços, seja de móveis ou gavetas, com caixas de arrumação/divisórias. Ajuda-me bastante a manter a ordem e a separar as coisas. Para além disso, utilizo muito caixas de arrumação, de cartão ou de plástico, consoante a necessidade. Por exemplo no escritório, na estante do marido, ele queria ter tudo à vista. Coisas que são péssimas de limpar e acumulavam imenso pó! Resolvi a questão com caixas de arrumação de plástico transparentes. Ele vê o que tem e para limpar é uma beleza. 

No quarto da Bianca e na sala, tenho várias caixas e cestos, onde se encaixam os brinquedos delas por "categoria". Há o cesto dos peluches, a caixa dos puzzles, a caixa dos legos, a caixa da plasticina, etc. Acaba por ser mais simples para manter a ordem dos espaços e para ela mesma conseguir arrumar as coisas e perceber que "cada macaco tem o seu galho!"



Pelo facebook encontram algumas páginas com sugestões de organização e há alguns blogues que também podem dar dicas simpáticas sobre este tema. Gostei bastante do Diário minimalista, que tem dicas e sugestões para destralhar tudo, desde a casa ao telemóvel. Descobri também um blogue que se chama mesmo Destralhar. Gostei também bastante da página Chega de Bagunça que para além de dicas para destralhar tem muitas para organizar!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi, Susana! Que bom que continuas a gostar de nos seguir e a que de alguma forma te inspiramos!!!! Sim, ninguém diz que destralhar é fácil... mas o que torna tudo mais fácil é um espaço destralhado! Connosco também tem acontecido o mesmo - os locais em que já metemos as mãos nunca mais voltaram ao que eram dantes, têm-se mantido organizados e só isso anima-nos a continuar. Obrigada por nos mencionares na tua página. Vamos fazer com que quem vá daqui não se desiluda ao chegar à nossa "casa". Beijinho! Carlota

    ResponderEliminar