Bolo de Laranja e Cacau

11:04


Este bolo já é um clássico cá por casa e já fui partilhando várias fotos dele na página do facebook mas ainda não tinha partilhado a receita aqui no blogue. A conjugação entre a laranja e o cacau surpreende-me sempre. Acho que casam perfeitamente. Não gosto de fazer bolos grandes porque como uso o mínimo de gordura possível acabam por se manter pouco tempo fofinhos [como eu adoro!] mas mesmo assim, o exemplar da foto saiu do forno ontem pelas 19h00 e hoje às 9h30 da manhã já não existia! A história dos bolos nesta casa é quase sempre esta! Quando duram mais do que 24h é sinal que a receita precisa de ajustes!
Nesta receita usei 50gr de açúcar mascavado porque divido por todo o bolo não me parece nada de significativo. Se quiserem eliminar totalmente o açúcar adicionem um pouco mais de mel ou substituam por uma pasta de tâmaras.

Ingredientes:
Raspa de 1 laranja
100gr de flocos de aveia
100gr de nozes
50gr de farinha
50 de açúcar mascavado [ou açúcar de côco]
1 Clh/sopa de mel 
10gr de cacau
1 Clh/chá de fermento
100gr de bebida vegetal
4 ovos
5gr de azeite

Preparação Bimby:
Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar a aveia e as nozes no copo da Bimby, dar dois ou três toques de turbo para transformar em farinha e reservar. Colocar a casca da laranja [retiro com um descascador de cenouras para usar só a parte laranja] e o açúcar no copo, dar dois ou três toques de turbo, empurrar tudo para o fundo com a espátula e repetir. Adicionar os ovos, o mel, o azeite e a bebida vegetal. Programar 30seg na vel.6. Adicionar a farinha de aveia/nozes e o fermento. Programar 30seg na vel.6. Adicionar a restante farinha e programar mais 30seg na vel.6. Forrar uma forma pequena [de bolo inglês por exemplo] com papel vegetal/manteiga e verter praticamente todo o preparado. Juntar o cacau ao preparado que ficou no copo e programar mais 30seg na vel.6. Verter a restante mistura para o centro do que já se encontra na forma. Levar ao forno cerca de 20-30 minutos até estar cozido!

Alguns dos ingredientes que uso:

You Might Also Like

0 comentários