Bolo Rainha

22:16


Não sou fã de Bolo Rei porque não gosto das frutas cristalizadas e também não sou fã do bolo rainha tradicional porque não gosto de passas. Este ano decidi testar as minhas habilidades e fazer uma versão minha de Bolo Rainha. Peguei no livro base da Bimby e inspirei-me na receita de Bolo Rei. A receita é praticamente igual fiz apenas pequenas alterações. A primeira vez que fiz ficou ligeiramente mais escuro porque me enganei no programa do forno, mas como gostei bastante do resultado final e ainda tinha fermento fresco decidi repetir a receita hoje! Espero que gostem da receita e que a experimentem! É um bolo bastante saboroso e que sabe bem nestas tardes frias de Domingo com um café quentinho ou um chá!

Ingredientes
Casca de um limão
1 laranja [casca e sumo]
3 gemas + 1 para pincelar
100gr de mel
100gr de bebida vegetal [Usei ESTA de amêndoa ALPRO]
70gr de manteiga [Usei a magra da Matinal]
40gr de fermento fresco [comprei no LIDL]
500gr de farinha com fermento
Pitada de sal
300gr de frutos secos a gosto [amêndoas, nozes, cajus, avelãs]

Preparação
Pesar a farinha e separar. Colocar a casca do limão e da laranja no copo limpo e seco e pulverizar 15 Seg/Vel9. 
Adicionar a bebida de amêndoa, a manteiga e o mel e programar 30 Seg/ 37º/ Vel 2. A seguir programar 30 Seg/Vel 9.  
Colocar a Bimby em funcionamento na Vel 3, juntar as gemas, o fermento e o sumo de laranja e misturar por alguns segundos. Ainda em funcionamento  na Vel 3 deitar a farinha pouco a pouco, através do bocal e só no final adicionar a pitada de sal. 
Programar 3 Min/ Vel espiga. Verificar se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, parar a Bimby, polvilhar as paredes com um pouco de farinha e voltar a amassar na mesma velocidade. 
Deixar repousar a massa dentro do copo até levantar o copo de medida. Logo que isto aconteça, pressionar a massa com as mãos de forma que o volume baixe e voltar a programar 15 Seg/ Vel 9. Programar 1 Min/ Vel espiga. Nos 10 Seg finais colocar pelo bocal os frutos secos. 
Retirar a massa do copo, amassar com as mãos até formar uma bola e polvilhar com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Numa taça misturar uma gema de ovo com uma colher de chá de mel e pincelar a massa, decorar com alguns frutos secos a gosto. Deixar que a massa dobre de volume e a seguir colocar no forno previamente aquecido a 180º por cerca de 20 minutos. 

[Versão não decorada com frutos secos, apenas levou no interior!]


You Might Also Like

0 comentários