Sem dietas, por favor!

00:00

                                                                                      [Imagem da página FMTV - FOOD MATTERS]

Desde que escrevi o primeiro post sobre as mudanças que fui fazendo em termos de alimentação, no último ano e meio, que me têm pedido a continuação destes artigos. Para quem não leu o primeiro, está AQUI. Quando escrevi este artigo a ideia era escrever o segundo pouco tempo depois, mas os dias foram passando e acabei por não o conseguir escrever logo. Com toda a situação da cirurgia e a carga emocional que esta cirurgia acarretou, fui-me abaixo e recuei um pouco nas mudanças que tinha feito no que à alimentação diz respeito. Afinal uma vida saudável não passa só pela alimentação, passa por tudo. E se uma parte de nós não está bem, o ciclo perde o caminho e quebra. Um dos grandes recuos foi no chocolate. Se em Janeiro deste ano não conseguia comer um chocolate de leite sem ficar enjoada, no Sábado passado comi um Toblerone inteiro de uma vez!

Depois da cirurgia que realizei em Agosto, perdi mais 5kg, calculo que esta última perda de peso esteja relacionada com o facto de ter deixado de tomar a pílula. O meu peso tem oscilado entre os 47Kg e os 48Kg e sinto-me bem assim. Sei que o que preciso agora é começar a fazer actividade física para reforçar a parte muscular. Ainda não tenho alta médica para isso e quando tiver terei ainda de perceber o que será mais indicado para o meu corpo. Mas já prometi a mim mesma, que desta não falharei e vou cuidar de mim, até porque esta entrada tão precoce em menopausa o vai exigir.

Hoje decidi inscrever-me no curso online Seja Feliz sem Dietas, da Mafalda Rodiles. Simpatizei bastante com ela e com os vídeos que tem partilhado e parece-me que pensamos as duas de forma similar no que à alimentação diz respeito. Acho que posso aprender mais um bocadinho com ela neste ponto, porque a vida é uma constante aprendizagem e todos temos sempre algo de bom para partilhar e para transmitir. E a verdade é que concordo em pleno com o conceito de que as dietas não fazem sentido, porque se não mudarmos os nossos hábitos, quando a dieta acabar, não só vamos recuperar o peso perdido como possivelmente ganhar mais ainda.

O segredo para manter um peso saudável é mesmo uma vida equilibrada, com escolhas conscientes. Se não podemos comer porcarias? Claro que podemos! Da mesma forma que também ensinamos aos nossos filhos que os doces são em dias de festa, para nós deve ser igual. O importante mesmo é aprender a ler rótulos e a conhecer ingredientes. Só com informação do nosso lado podemos fazer escolhas acertadas e conscientes. Infelizmente não podemos confiar nas marcas e nas publicidades que são apenas isso, publicidade. Temos de ser nós a saber fazer as nossas escolhas e a compreender que o nosso corpo e a nossa saúde é o resultado de tudo isso!

A vós, prometo que em breve publico o segundo artigo sobre as minhas Mudanças Alimentares e partilho convosco o que trazemos para casa e as nossas escolhas quando vamos ao supermercado. Para já, recordem o primeiro artigo e já que estamos a chegar ao fim-de-semana, que é quando a maioria de nós faz as compras, aproveitem para amanhã deixar alguns destes produtos no supermercado!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Cá fazemos o mesmo! Não é dieta, é uma escolha saudável. No blog estou a escrever sobre o que normalmente como, que receitas faço. Sei, pelo que acompanho do teu blog que escolhes bem o que comes e gosto de saber os produtos que utilizas! É bom ficar a conhecer novas coisas! beijinhos

    ResponderEliminar