Óleo de Coco ♥

15:42

type="text/javascript">[Para informação sobre os produtos clicar nas fotos]


Depois de ter partilhado no meu Instagram que utilizava o óleo de coco para diversos fins e de ter feito a partilha também na página do facebook percebi que há muitas pessoas que ainda não conhecem esta maravilha da natureza, nem as suas várias utilizações. E por isso, o post de hoje é para vos dar a conhecer o óleo de coco. Este post foi começado a escrever em Abril, estamos praticamente em Setembro, mas como as boas dicas são mesmo para ser partilhadas, hoje decidi dedicar-lhe o tempo que faltava para o terminar! 

Se fizerem uma pesquisa rápida pela internet podem perceber que em termos de saúde o óleo de coco pode ser um grande aliado por ser rico em fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis sendo recomendado por muitos nutricionistas para perda de peso, controlo de colesterol, reforço do sistema imunitário e para melhorar a função intestinal. 

Em termos culinários, ele pode ser usado como substituto do óleo normal, do azeite e de todas as outras gorduras frequentemente utilizadas, não perdendo as suas propriedades mesmo sujeito a altas temperaturas. Para quem não aprecia o sabor a coco, que poderá ficar na comida, existe a opção neutra, sem sabor. Em vez de utilizarmos manteiga e margarina em bolos, bolachas ou panquecas o óleo de coco é fantástico para substituição destas gorduras que são prejudiciais à nossa saúde. Para fazer legumes salteados ou qualquer tipo de salteado, este óleo é também uma óptima substituição ao azeite. 

Mas a sua utilização não fica apenas pela cozinha. Cá em casa temos um frasco na cozinha, outro na casa de banho e ando com um micro frasco na mala. É verdade! O mesmo óleo que é fantástico para cozinhar é o melhor aliado da nossa pele e do nosso cabelo no que à hidratação diz respeito!

Como já partilhei convosco não sou muito fã de cremes, esfoliantes, nem hidratantes. É raro comprar este tipo de produtos e o que uso é maioritariamente proveniente de prendas que recebo e tenho pena de estragar. Mesmo assim, há uns meses fiz uma limpeza pela casa toda e enchi um saco do lixo de produtos deste género que estavam fora da validade.  Mas o facto de não me perder por cremes não quer dizer propriamente que desleixe os cuidados a ter com a minha pele. A verdade é que os meus pés nunca estiveram tão hidratados como agora e para tal, basta uma vez por semana, besuntar os ditos com óleo de coco. Querem mais simples e económico?! E quem fala dos pés, fala de todo o corpo, incluindo a cara e o cabelo. É verdade!

Uma das utilizações que também comecei a dar a este ingrediente ainda tão secreto, foi para atenuar a cicatriz da minha cesariana que, para além de torta e gigante, estava horrorosa, fibrosa e vermelha. Desde que comecei a usar o óleo de coco [sem regularidade específica que não gosto muito de obrigações! É assim quando me lembro!] que está mais disfarçada e já não me incomoda ao toque. Quando fiz a minha primeira cirurgia, e para que não ficasse com nenhuma cicatriz, o meu médico receitou-me um creme [embalagem micro!] que me custou a módica quantia de 50,00€. Depois de utilizar o óleo de coco em todas as cicatrizes mais recentes, comprovo que este não fica nada nada atrás em termos de cicatrização!

A mais recente inovação, foi usar o óleo como desmaquilhante. Verdade! Com um disco de limpeza e um pouco de óleo de coco consigo remover o rímel num instante [pois, maquiagem para mim é uma grama de base e uma passagem de rímel!] mas acho que resulta mesmo para quem gosta de fazer verdadeiras obras de arte! Se experimentarem, depois contem-me tudo!

Para além de tudo o que vos falei em cima, tenho usado o óleo para fazer o meu esfoliante facial e corporal. Num frasquinho de vidro coloco uma colher de sopa de óleo de coco e depois adiciono duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e misturo bem! No inverno, como o óleo está sólido, para misturar basta colocar uns segundos no micro-ondas!

Este produto milagroso também é óptimo para hidratar o cabelo. Uma vez por semana e antes de tomar banho, basta colocar uma boa camada de óleo nas partes mais secas e deixar atuar o tempo que for possível. Depois é só lavar bem com o champô habitual. Há quem coloque no cabelo todo, desde a raiz até às pontas, eu como tenho a raiz mais oleosa, opto por hidratar apenas a partir do meio.

Também costumo usar esta pequena maravilha com a princesa da casa. Raramente uso creme muda fralda, porque sinceramente acho que quanto mais se coloca mais a pele tem tendência a irritar. Quando ela, por algum motivo, fica mais vermelhinha, dou quase sempre preferência ao óleo de coco. Com duas utilizações e a pele fica como nova!

Para além de todas as utilizações que já referi há quem use este óleo para lavar e branquear os dentes, para fazer gel de banho e desodorizante naturais, entre outros produtos de higiene pessoal.

O óleo de coco pode ser encontrado em alguns supermercados como o Continente, e por norma está na Área Viva. Para além disso é possível comprar em lojas como o Celeiro ou supermercados Bio e em lojas online onde por vezes se encontram preços mais competitivos! O primeiro impacto poderá ser que este é um produto bastante caro, contundo, e tendo em conta as múltiplas utilizações possíveis e a durabilidade do mesmo, acaba por ser bastante acessível! Se tiverem alguma dúvida sobre este produto e achem que eu posso ajudar, já sabem, deixem comentário ou enviem mail!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Olá Susana. Comecei esta semana a usar óleo de coco na cozinha, e estou a gostar. Qual é o óleo de coco sem sabor, e onde se compra?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oleo de coco sem sabor já não é extra virgem e como tal perde propriedades! Visite o nosso site em www.chasearomas.com

      Eliminar
  2. Olá Susana. Comecei esta semana a usar óleo de coco na cozinha, e estou a gostar. Qual é o óleo de coco sem sabor, e onde se compra?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. O óleo de coco é mesmo um daqueles produtos que corresponde à expectativa de tudo o que dizem sobre ele. Realmente é uma ótima opção em diversas áreas da vida. Adorámos o post.
    Beijinhos

    Welcome to 104

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. visite-nos em www.chasearomas.com temos óleo de coco virgem :-)

      Eliminar
  4. Normalmente uso em spray, é super prático e dá um sabor muito bom. Beijinhos

    ResponderEliminar