Bolo de Aniversário ♥

15:13


Esta não é uma opção totalmente saudável, mas por cá não somos de fanatismos e não é todos os dias que se fazem dois anos. De qualquer forma, será sempre uma alternativa mais saudável e equilibrada do que um bolo tradicional comprado numa pastelaria. E claro, foi feito a muitas mãos e com muito amor, com ajuda da aniversariante e tudo, por isso, é sem dúvida o melhor bolo de aniversário que se pode ter. Se decidirem repetir depois enviem-me as fotos, pode ser?!

Ingredientes do bolo
250gr de tâmaras 
4 Clh/sopa de água 
250gr de "iogurte" vegetal [usei ESTE da Alpro com sabor a baunilha]
6 ovos 
4 Clh/sopa de cacau em pó [usei ESTE da ISWARI]
2 Clh/sopa de azeite 
2 Clh/sobremesa de fermento 
200gr de farinha 

Preparação 
Pré-aquecer o forno a 180º. Retirar o caroço das tâmaras e colocar num robot de cozinha, juntar a água e triturar bem até obter um creme homógeneo [se não tiverem um robot podem colocar num processador ou no copo da varinha mágica e usar a varinha]. Adicionar o "iogurte" vegetal e voltar a bater mais uns segundos para incorporar bem nas tâmaras. Adicionar os ovos inteiros, o cacau e o azeite e voltar a mexer bem. Por fim, juntar a farinha e o fermento e mexer até estar bem incorporado. Cobrir uma forma com papel vegetal, deitar a mistura e levar ao forno por cerca de 30 minutos, até estar cozido.

Ingredientes da cobertura:
1 tablete de chocolate 85% cacau [usei ESTE da Lindt]
2 Clh/sopa de óleo de côco [usei ESTE da Vitaquell]
2 Clh/sopa de geleia de milho [usei ESTA da Seara]

Preparação 
Colocar tudo num tacho em lume muito baixo e ir mexendo até derreter o chocolate e ficar homogéneo. 

Só fiz a cobertura depois do bolo estar frio. Depois é só espalhar, da forma que mais gostarmos por cima do bolo e decorar por cima com fruta. A ideia da fruta foi-me dada por uma seguidora do blogue que me falou dos Naked Cakes. Já tinha visto mas nem me tinha ocorrido esta possibilidade. A verdade é que o contraste da fruta fresca com o sabor forte do cacau resultou muito bem! Ficou um bolo simples, mas muito bonito! Adorei o resultado final ♥



You Might Also Like

4 comentários

  1. oiiiii Bom Aspetooo:) Parabéns:) Bjs
    Novo:https://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/08/kodachi-azeitao-sushi-restaurante.html#more
    Instagram:@openklosetbykarina

    ResponderEliminar
  2. Parece-me delicioso! Queria experimentar para os anos do meu filho mas gostava de saber, dá um bolo grande? Ou será melhor duplicar a dose? Obrigada!

    ResponderEliminar