Sugestões de pequeno-almoço #1

15:18



Para além de receber várias mensagens pelo facebook com esta questão, vejo frequentemente pedido de sugestões para o pequeno-almoço dos mais pequeninos nos grupos sobre maternidade. Para tentar ajudar estas mães decidi fazer este post onde vou reunir várias sugestões para terem sempre à mão nos dias em que a imaginação ou a pressa vos trair. Espero que vos seja útil, mas reforço que estas são as minhas escolha pessoais e que não sou nem médica nem nutricionista. Se sentirem dificuldades mais profundas e precisarem de esclarecer dúvidas concretas devem sempre consultar um profissional. 

Até ao primeiro ano de vida o alimento principal do bebé deve ser o leite, seja ele materno ou adaptado. Se sentirem que apenas o leite não deixa os pequenos saciados para pequeno-almoço podem oferecer um pouco de fruta ou pão simples. 

Depois dos 12 meses devemos começar a variar o pequeno-almoço e a incutir hábitos saudáveis para esta refeição que é a mais importante do dia. Existem várias opções e combinações possíveis desde as mais simples e fáceis de preparar às mais elaboradas e demoradas. 

Opções líquidas para complementar o pequeno-almoço

Neste primeiro post de sugestões vou começar por me debruçar nas opções líquidas que servem para acompanhar o pequeno-almoço. 

O Leite [por cá ainda é leite materno e depois não tenciono oferecer nenhum substituto - opção pessoal]. A opção mais saudável é oferecer o leite simples, sem nenhum aditivo. No entanto, há pequenos que começam a rejeitar. Quando isso acontece podemos juntar por exemplo cevada solúvel [apenas cevada, é importante ver os ingredientes porque algumas têm adição de café!], cacau cru em pó [não é chocolate!], uma pouco de canela, ou um saquinho de chá [sem ser chá preto/verde/dietéticos]. Estas opções vão dar cor e sabor ao leite tornando-o mais apelativo. 

O Chá - Para quem não pretende utilizar leite nem de origem animal nem vegetal, um chá quentinho pode ser uma boa opção de líquido para complementar o pequeno almoço. Existem várias opções e na minha opinião quanto mais natural for, melhor! Descarto de imediato os chás em cápsulas que podemos tirar nas máquinas [se olharem para os ingredientes é impressionante a quantidade de açúcares e outra porcarias que esses chás têm adicionados]. 
Uma boa opção é o Chá de três anos [não conhecia mas foi-me apresentado no grupo Movimento Crescer Saudável]. Este é um chá muito rico em cálcio e sem teína. Existem também outras ervas que podemos ir alternando como a erva-cidreira, a camomila e a hortelã. Não devemos usar chá preto, verde ou os chamados chás dietéticos. Os mais indicado é mesmo usar as ervas secas. Outra opção é fazer um chá com casca de frutos, como a maçã ou a laranja. É importante que não sejam chás muito fortes e que se vá alternando. 

Os Batidos - Os batidos também são boas opções. Deixo-vos algumas sugestões com as respectivas receitas. Basta clicarem no nome da sugestão que vão ter directamente ao blogue/site onde encontram as receitas!



No fundo a base dos batidos é o leite vegetal [ou o que consumirem habitualmente] ou um iogurte natural não açucarado [por cá usamos os vegetais] e depois é adicionar a fruta que tivermos disponível em casa e que seja fácil de triturar. Para além da fruta podemos incrementar os batidos com nozes ou amêndoas [desde que já tenha sido introduzido na alimentação do bebé], com um toque de canela ou côco ralado e com um pouco de linhaça, chia ou aveia. As combinações possíveis são imensas, haja imaginação.
Esta opção pode parecer mais complexa de preparar em manhãs agitadas, mas no fundo podemos deixar os ingredientes seleccionados no dia anterior e de manhã é só colocar tudo no liquidificador, ou num copo e usar a varinha mágica! 

Os Sumos Naturais - Outra opção que costumamos usar cá em casa são os sumos naturais. No fundo as opções são semelhantes aos batidos mas a base será a água ou apenas o sumo da fruta. Podemos oferecer desde o mais simples sumo de laranja natural ao sumo mais elaborado. Deixo-vos também algumas receitas em baixo e em breve vou partilhando mais pelo facebook porque agora com o calor a chegar [ou não!] sabem sempre bem!


Para terminar este post deixo-vos ESTE TEXTO do blogue Made By Choices onde a Vânia fala aprofundadamente sobre sumos e batidos. Atenção que, neste caso, a partilha é para informação, as sugestões de receitas podem não ser indicadas para os nossos pequenos, uma vez que o texto não foi escrito com esse propósito.

Espero que tenham gostado deste primeiro post. O próximo será com sugestões para acompanhar estas, desde papas, panquecas, bolo, etc. Bom fim-de-semana ♥

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