Bolo de Beterraba

23:21


Não sou fã do sabor da beterraba e, pela primeira vez, fui eu que não morri de amores por um bolo meu. O bolo ficou extremamente fofo, com alguma humidade, super agradável na boca, mas no fim, ficava-me sempre aquele sabor característico da beterraba. Costumo dizer que me sabe a terra, e não nunca comi terra! 

Como dei o bolo a provar a várias pessoas e foi muito elogiado, até pelo meu pai, que nunca gosta de nenhuma das minhas invenções sem açúcar, decidi partilhar convosco a receita. Se não forem fãs de beterraba acho que não vale a pena experimentarem. Se gostarem têm aqui uma boa receita [olha a modéstia a vir ao de cima!]. 

Quando saiu do forno o bolo já não tinha a cor da beterraba [acho que é a única coisa que eu gosto na beterraba é mesmo a cor!]. Não sei se terá a ver com o facto de ter juntado um bocadinho de chocolate negro, mas é provável. 


Ingredientes: 
1 beterraba pequena [cerca de 130gr]
12 tâmaras desencaroçadas
150gr de bebida de aveia
2 ovos inteiros
1 Clh/sopa azeite
1 Clh/chá fermento
1 Clh/chá bicarbonato de sódio
100gr de farinha
25gr de chocolate negro 85% cacau [opcional]

Preparação:
Coloco a beterraba descascada e em pedaços no copo da Bimby, adiciono as tâmaras e junto a bebida de aveia. Programo 5 minutos, velocidade colher, na temperatura 100º.  No fim do tempo uso a velocidade 8 durante cerca de 30 segundos para transformar tudo num líquido homogéneo. Deixo arrefecer um pouco e adiciono os ovos inteiros e o azeite. Utilizo a velocidade 3 durante 30 segundos para incorporar bem. Junto o fermento, o bicarbonato de sódio e a farinha e utilizo a velocidade 4 durante 1 minuto [se calhar é um disparate, mas acho que é o facto de mexer com alguma velocidade todos os ingredientes que faz com que o bolo fique tão fofo!]. Adiciono o chocolate partido em pedaços finos e misturo durante 5 segundos na velocidade 1. Coloco o preparado numa forma forrada com papel vegetal e levo ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos. 

Se fizerem esta receita contem-me se gostaram ♥

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá, gostava de experimentar mas tenho beterraba cozida, acha que ficará bem?? Obrigada

    ResponderEliminar