Barras de cereais

18:09


Andava há imenso tempo com vontade de experimentar fazer barras de cereais. Depois de ver dezenas de receitas por essa internet fora e de me ter inspirado em algumas delas, decidi colocar as mãos na massa! Fiz ESTA primeira experiência mas o resultado não me agradou totalmente em termos de sabor e textura, apesar de visualmente terem ficado simpáticas, e por isso nem registei a receita. 

Das minhas pesquisas, a receita que mais me agradou em termos de ingredientes foi ESTA do Blogue Happy Handings. Não a segui mas usei alguns dos ingredientes e adicionei outros.  Por norma, nunca faço nada novo sem ir espreitar o blogue Made By Choices da Vânia, porque já sei que encontro sempre boas alternativas, vegetarianas e saudáveis. Para as barras não foi excepção, a Vânia tem ESTA receita que também me pareceu muito bem e deu inspiração no que toca à utilização dos cereais puff. E foi assim que nasceram as minhas barras de cereais, um bocadinho daqui, um bocadinho dali e mais uma pitada do meu gosto pessoal!

Esta foi uma das receitas que mais me agradou experimentar porque não fazia ideia se o resultado ia ter um final feliz ou nem por isso!O resultado foi tão positivo que até o meu pai gostou desta experiência. É verdade, a neta costuma oferecer tudo ao avô e ele nunca gosta, porque nunca é nada doce, mas desta vez, aprovou a receita! O Pai da casa, muito crítico no que ao paladar diz respeito, também ficou visivelmente agradado e surpreendido. A pequena donzela, tem uma boca abençoada, e por ela tinha comido tudo de uma só vez, se eu deixasse!

Nota importante: Esta receita leva amendoim, apesar de a quantidade não ser grande quando repartida pela totalidade, não ofereçam aos vossos bebés estas barras sem antes lhes terem dado a provar o amendoim. De resto, e se não houver problemas de alergias a nenhum dos ingredientes, podem oferecer depois dos 12 meses. Não aconselho grandes quantidades diárias, porque fica uma barra bastante "composta" podendo ser até uma alternativa a um lanche!

Depois desta conversa toda vocês querem é a receita, não é verdade?! Então aqui vos deixo mais esta minha invenção para experimentarem. É possível fazer várias combinações de cereais e frutos secos. Basta escolherem os vossos favoritos mantendo as quantidades! 

Ingredientes
6 tâmaras
1 clh/sopa de óleo de côco
30gr de amendoins [peso sem casca]
1 clh/chá de canela
1 Banana madura
30gr nozes [partidas em pedaços pequenos]
100gr aveia
30gr arroz puff [encontro no Celeiro ou em lojas Bio. Foto AQUI]

Preparação
Colocar as tâmaras sem caroço no copo da Bimby, adicionar o óleo de côco, os amendoins e a canela. Ir aumentando a velocidade de forma gradual até à vel.8 onde devemos deixar cerca de 30seg. Com a espátula empurrar tudo para baixo e voltar a repetir o processo. O objetivo é obter uma pasta e por isso, embora eu só tenha repetido duas vezes, se acharem necessário voltem a empurrar tudo e a repetir o processo. Adicionar a banana e colocar 30seg. na vel. 6 para incorporar. Por fim, adicionar todos os ingredientes secos, as nozes, a aveia e o arroz puff e mexer durante 1m na vel. colher.


Coloquei o preparado todo em cima de uma folha de papel vegetal e tapei com outra por cima. Com a ajuda de um rolo estendi deixando a espessura que desejava. No meio ficou mais grosso e nas pontas mais fino. Desta forma resultaram barras de cereais mas também umas pontas crocantes e mais estaladiças.

Bom apetite e boas experiências ♥

You Might Also Like

1 comentários