Dicas e conselhos para sobreviver aos "Terrible two" #1

15:57


Ora então vocês vêm aqui à procura da grande descoberta da humanidade? Achavam que se eu soubesse vos contava assim o segredo sem mais nem menos?! Achavam que aqui no meu albergue tudo eram flores, sol e sorrisos?! Achavam mesmo?!

Pois claro que não! Por cá há louça partida, livros rasgados, paredes riscadas, comida no chão e cabelos puxados. Por cá há dias em que o pé bate no chão, o choro se ouve na cidade vizinha e os vizinhos se arrependem de morar aqui ao lado! Por cá, há dias em que esta mãe cheia de ternura, morde os lábios, respira fundo 10 vezes e conta até 100 para não dizer o que não deve nem fazer o que não concorda. Por cá, há dias tramados em que esta mãe cheia de cuidados e zelos só quer fugir, ir jantar fast food e respirar ar puro. Por cá, também há dias difíceis e juro, juro mesmo que gostava de descobrir a pólvora, mas por enquanto fico-me com algumas leituras que vão no sentido do caminho que tenho seguido e fico-me com a esperança de que este seja mesmo o caminho da luz e da serenidade merecida. 

Começo por vos recomendar a leitura do texto A criança de dois anos e os terríveis adultos que cuidam dela, da Claudia Rodrigues do blogue Buena Leche. Um texto simples que nos faz pensar um bocadinho e apresenta algumas sugestões interessantes. Uma das que pretendo pôr mais em prática é a antecipação das actividades. Começo a manhã com esta técnica, quando é para vestir, mas ao longo do dia vou-me esquecendo. De manhã, depois do pequeno almoço, quando regressamos ao quarto, o que a pequena quer mesmo é brincadeira. Por norma deixo-a brincar um pouco enquanto vou dizendo "Olha vamos vestir esta roupa linda?", "Olha vamos vestir para ir ter com o avô!", "Vamos vestir para ir pôr creme na cara e ver ao espelho?". E ela lá vem e coopera na hora de vestir sempre a dizer "vô!vô!". Ao longo do dia, no trabalho, acabo por me esquecer e nem sempre consigo mesmo aplicar esta técnica da antecipação das actividades. Mas a verdade é que sempre que utilizo, resulta! Este tipo de antecipação de actividades pode ser usado para tudo o que à partida pode geral um "conflito". A mudança de fralda, a ida para o carro, o banho, a hora da refeição, o deitar... etc! Vale a pena ir pondo em prática e ver que de facto vai resultando!


Uma das minhas leituras diárias é a página Mama Mia - Parentalidade Consciente e Mindfulness no facebook [de onde retirei as imagens para ilustrar este post!]. Diariamente a Mikaela publica pequenos textos que nos fazem pensar profundamente e colocar no lugar dos nossos filhos. Muitas vezes, estes textos são a chave para resolver questões e situações que nos parecem tão complexas, mas que no fundo, somos nós que complicamos. Essencialmente, o que é preciso é colocarmo-nos no lugar das crianças e tentar pensar como elas e com a informação que elas têm disponível. Às vezes é mesmo necessário fazer uma desconstrução da situação e usar a empatia. A Mikaela tem também um livro mas confesso que ainda não o espreitei, por isso não posso falar dele. Mas de facto, o conteúdo da sua página de facebook, tem sido uma grande ajuda diária, por isso deixo-vos também essa recomendação!

Como não quero que este post fique longo e enfadonho, hoje deixo apenas mais uma sugestão, se forem mães facebookianas [palavra linda que não existe!] entrem no grupo Disciplina Positiva. Mesmo que esta não seja a psicologia que usam habitualmente é sempre útil ter mais sugestões para lidar com as situações, e às vezes, só de ler que há mais duas mil mães a passar pelo mesmo e com vontade de se descabelarem todas, já ajuda um bocadinho!

Bom fim-de-semana e respirem fundo! É apenas uma fase! Vai passar ♥


You Might Also Like

2 comentários

  1. Óptimas recomendações de leitura e de acompanhamento. Obrigada pelas dicas, tenho um filho de 15 meses e irei precisar dessas fantásticas sugestões.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia! Tenho mais algumas que vou deixar em breve e também vou partilhando o que vai resultando connosco!
      Boa semana!

      Eliminar