Bolo de espinafres e cacau cru

16:42


Só tinha experimentado fazer bolo de espinafres uma vez e na altura usei também batata doce, o que deixou o bolo com uma textura enqueijada. Estava saboroso, mas para mim bolo tem de ser fofo e por isso não fiquei satisfeita e queria testar outra alternativa. E foi hoje! Decidi fazer um bolo de espinafres, com sumo de laranja e colocar cacau apenas numa parte da massa. Esta experiência resultou muito bem e por isso cá vai a receita! 

Ingredientes
130gr de tâmaras [desencaroçadas]
120gr de bebida vegetal [usei de arroz]
50gr de espinafres
Sumo de uma laranja
1 "iogurte" vegetal
4 ovos
2 Clh/sopa de azeite [ou óleo de côco]
1 Clh/sobremesa de fermento
1 Clh/sobremesa de bicarbonato de sódio
200gr de farinha
2 Clh/sopa rasas de cacau cru

Preparação com Bimby
Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar as tâmaras sem o caroço no copo da Bimby e adicionar a bebida vegetal. Programa 5m., vel. colher, temp. 100º. No fim do tempo programado, e para obter um creme, colocar 30seg. na vel. 6. 
Adicionar os espinafres e o sumo de uma laranja e utilizar o turbo durante 5seg. Com a ajuda da espátula empurrar tudo para baixo e repetir o processo mais duas vezes ou até obterem um creme verde uniforme. 
Adicionar o "iogurte", os ovos e o azeite e mexer durante 30seg. na vel. 4 para incorporar. Juntar a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio e voltar a mexer cerca 40seg. na vel. 4 até estar bem incorporado. 
Verter metade deste preparado para uma forma forrada com papel vegetal. Juntar o cacau cru à restante massa que ficou no copo e mexer 30seg. na vel. 3 para incorporar bem o cacau. Verter para dentro da forma, no local onde queiram que fique. Eu verti para o centro tendo obtido um bolo escuro no meio e verde à volta. 


A parte verde fica mais doce do que a que leva cacau, por isso se desejarem misturar mais para obter um bolo com sabor mais uniforme, podem "salpicar" o preparado de cacau por toda a forma. Se preferirem saborear uma parte mais doce e uma mais intensa, optem por fazer como eu fiz! 

- ❥- Bom apetite - ❥-

You Might Also Like

1 comentários

  1. Confesso que nunca provei nenhum bolo de espinafres, mas tenho de fazer e provar eheh :)
    Boa terça!

    ResponderEliminar