Bolachas de nozes e côco

18:49


Desde que fiz a minha Mudança de Hábitos Alimentares que não compro bolachas e por isso gosto de ter sempre em casa bolachas caseiras para pequenos lanches e para trazer na carteira quando saímos. 

Por incrível que pareça é raro repetir a mesma receita duas vezes. Gosto de andar sempre a inventar. Nem sempre corre bem, é certo, mas a semana passada consegui umas bolachas que foram as favoritas de sempre. Estas vou repetir, sem dúvida! 

Antes de começar a enfiar ingredientes para dentro da Bimby, passei Na Cadeira da Papa e estive a ver ESTA receita de bolachas de Quinoa da Leonor que me inspirou para fazer estas minhas bolachas de nozes e côco. Partilho então a receita convosco e espero que fiquem tão deliciados como nós cá por casa!

Ingredientes [cerca de 25 bolachas]: 
5 tâmaras
60gr de nozes
40gr de coco ralado
1 clh/sopa de linhaça amarela em pó
2 clh/sopa de azeite
1 Banana
50gr de farinha de centeio

Preparação:
Coloquei as tâmaras desencaroçadas e as nozes na Bimby e pulverizei 5seg. [no turbo]. Adicionei o côco ralado e voltei a pulverizar 5seg. [no turbo]. Adicionei a linhaça em pó e mexi 5seg. na vel. 4. Adicionei o azeite e a banana e voltei a pulverizar 5seg. [no turbo]. Por fim adicionei a farinha e mexi na vel.6 até estar bem incorporado [cerca de 40seg.].

Fui retirando pequenas porções de massa da Bimby, com a ajuda da espátula e coloquei sobre papel vegetal. Tapei com papel e com a ajuda do rolo estendi a massa [quanto mais finas, mais estaladiças ficam as bolachas]. Cortei com a ajuda de um cortador, coloquei num tabuleiro forrado e levei ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 25 minutos [até estarem douradas].


Como a massa fica muito fácil de trabalhar tive uma ajudante de peso para fazer estas bolachas. Esta é um actividade muito interessante para fazer com os pequenotes, é muito sensorial e eles adoram a sensação de ajudar e de perceber que estão a fazer alguma coisa que depois vão poder saborear. Claro que a maior dificuldade é que sobre massa para ir ao forno, pelo menos por cá, temos uma comilona de massa crua! Divertimo-nos imenso e ela participou em tudo, desde o esticar da massa com o rolo, ao cortar com o cortador e ao retirar para o tabuleiro. Apesar da sujeira que fazemos, experimentem a fazer com os vossos filhos. Vale tanto tanto a pena ♥


You Might Also Like

6 comentários

  1. Têm ótimo aspeto essas bolachas. Tenho explorado um pouco da cozinho Paleo. Beijos

    http://newblackis.blogspot.pt/



    https://www.instagram.com/newblackis/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Por cá, e para nós, cada vez faz mais sentido a cozinha Vegan, mas obrigada pela partilha! Felicidades

      Eliminar
  2. Literalmente as minhas duas coisas favoritas: coco e nozes! Vou mesmo querer recriar esta receita. Lá vou ter de ir à casa da mãe pedir a Bimby ahah.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta, penso que consegue fazer com uma varinha mágica ;) Boas experiências! Boa semana!

      Eliminar
  3. Susana, só tenho pasta de tâmaras... quanto pesarão as 5 tâmaras? lol para não exagerar na pasta...

    ResponderEliminar
  4. Olá Susana, para quem não gosta de tâmaras ou não as pode comer, podemos substituir por outro ingrediente?

    ResponderEliminar