Mudança de Hábitos Alimentares #1

23:35

[Imagem da página FMTV - FOOD MATTERS]

Ao longo do último ano fui partilhando convosco algumas fotografias e fazendo algumas referências à perda de peso que estava a alcançar e foram muitos os comentários e as mensagens que me foram enviando no sentido de saber "qual o segredo" para ter conseguido perder 10kg de forma progressiva e gradual, no espaço de um ano. A verdade é que não houve nenhum segredo. Não houve nenhuma dieta específica. Não houve nenhuma consulta com nutricionista. Não houve nenhuma meta nem nenhum objetivo para além de fazer mais e melhor pela minha saúde. 

Quem me segue há mais tempo sabe que sou portadora de Endometriose, uma doença crónica, que pode variar de grau entre o mais simples, onde a portadora nem sonha que tem a doença, e os mais complexos, em que a vida fica completamente do avesso e a paciente fica mesmo incapacitada para as tarefas diárias. Há casos mais complicados do que o meu, mas ao longo dos últimos 15 anos vi a minha vida sofrer algumas [muitas] transformações por conta desta doença. Foi por ter percebido a dimensão que esta doença pode atingir e por ter vivido na pele a falta de apoio e compreensão tanto a nível familiar, social e médico, que uma doença desconhecida pode causar, que no dia em que finalmente obtive o meu diagnóstico decidi que tinha de mudar essa realidade em Portugal. Ainda não atingi a minha meta, mas estou muito orgulhosa do meu trabalho e do que, em conjunto com uma equipa pequena mas fantástica, tenho conseguido.  Podem seguir esse trabalho no site da "minha" Associação

Enquanto fundadora e presidente de uma Associação de Apoio cabe-me estar informada e procurar formas de ajuda e alívio de sintomas para todas as pacientes. Apesar de não haver certezas sobre a génese desta doença, há alguns estudos que indicam que esta doença e os seus sintomas se podem agravar com a alimentação e com o meio ambiente onde nos inserimos.  Com o nascimento da minha filha e sendo eu portadora de uma doença crónica na qual a alimentação pode interferir, interessei-me muito com as questões da alimentação. Li muito, fiz grandes pesquisas, conheci outros casos e cheguei à conclusão que precisava mesmo de uma mudança. Já o tinha tentado fazer antes, mas da forma errada. Todas as mudanças, para que sejam duradouras, têm de ser feitas de forma gradual. É impossível mudar hábitos alimentares do dia para a noite. Até se pode conseguir durante umas semanas, mas depois se caímos no disparate uma vez, perdemos o rumo de novo! E foi assim, tudo muito gradual, com pequenas alterações diárias que consegui mudar muita coisa. 

A primeira coisa que tem de mudar é a lista de compras. Se não houver em casa, não comemos! Para mim esta foi uma regra essencial. Não que fossemos de ter muitas "porcarias" em casa, mas há muita coisa que compramos e que achamos que não é assim tão mau e afinal não é bem verdade. 
Para terminar o post de hoje, que já vai longo, vou deixar uma lista de tudo o que deixou de haver cá em casa. Depois continuarei este tema e abordarei outras questões desta minha mudança de vida!

Cá em casa não entra:
Quando digo cá em casa não entra é nas compras semanais normais. Quando temos visitas ou há uma festa ou um jantar programado, há algumas [poucas] coisas destas que regressam, nomeadamente os sumos/refrigerantes, batatas fritas e os enchidos.
  • Comida pré-cozinhada - tudo o que são hambúrgueres, douradinhos, rissóis, croquetes, nuggets, etc deixou de fazer parte da lista de compras. Uma vez ou outra o marido, que não segue a mesma linha de alimentação que eu, compra para ele. Mas eu eliminei mesmo mesmo este tipo de coisas da minha alimentação. Antes, quando consumia já só usava o forno para confeccionar este tipo de coisas, mas agora nem assim!
  • Bolachas, bolos e croissants - Havia sempre um pacotinho de bolachas, nem que fosse de água e sal, mas quando olhei para a lista de ingredientes e li a quantidade de E's nem isso voltou a entrar cá em casa. Por norma, e porque todos temos vontade de tricar qualquer coisa, tenho sempre as minhas bolachas caseiras ou um bolo caseiro. [Tanto nas bolachas como nos bolos deixei de utilizar açúcar e tento sempre fazer escolhas conscientes nos ingredientes. Mas isso vocês já têm acompanhado nas receitas que eu vou partilhando!]
  • Cereais de pequeno almoço e barras de cereais - Havia sempre uma caixa de Fitness ou de outros cereais do género. Agora não há! E todos os dias comia uma ou duas barras de cereais das supostamente saudáveis...
  • Alimentos processados - Enchidos, fiambre, salsichas e afins ficam à porta! Nunca fui muito de comprar estas coisas, mas havia sempre uma embalagem de fiambre ou um frasco de salsichas para um desenrasque. Agora não há!
  • Lacticínios - Já não consumo lacticínios há alguns anos, mas usava leite ou manteiga em algumas receitas. Agora também eliminei isso! [Nunca usei natas nem molhos béchamel, porque nunca gostei, mas se usasse, seria uma das coisas que também deixaria de usar!]
  • Carnes vermelhas - O porco já era a "ovelha negra" que nunca vinha connosco para casa, mas a carninha de vaca vinha sempre. Agora também deixou de vir. Só carnes brancas [perú, frango, codorniz e coelho] e mesmo destas reduzi o consumo talvez em 70%.
  • Chocolates e sobremesas - Sempre fui apreciadora de chocolate e por isso recebia muitos de presente e havia sempre em grandes quantidades cá por casa. Deixei de comer chocolate de leite e a verdade é que quando tento comer já não consigo. Fico enjoada! Nunca fui de comer gelatinas mas volta e meia comprava petit gateaux, crepes pré-feitos e essas coisas para ter de reserva. Não há! E gelatina, depois de compreender como é feita e de olhar para a lista de ingredientes, nem o marido tem direito a comer! Faço gelatina com ágar-ágar. Já vos falei sobre isso AQUI.
  • Pão de forma, pão pita, pão wrap - Havia sempre pão de forma de sementes, daqueles supostamente muito bons e cheios de fibras. Deixou de haver a partir do momento em que olhei para a lista de ingredientes. Agora só compro pão branco [não abri guerra ao trigo], com farinha, água, sal e fermento. Daquele pão que é mesmo pão e que ao segundo dia tem bolor. Este tenho a  certeza que não tem porcarias! Assim como o pão pita e aquele pão para fazer os wraps que tínhamos sempre disponíveis, agora não há, e nem sentimos falta, sinceramente!
  • Óleo e margarina - Nunca fui muito de usar estas duas coisas porque não fazia fritos, mas havia sempre para apurar algum prato ou para alguma necessidade. Agora tenho óleo de côco, que serve para usar em bolos, bolachas e fazer pipocas!
  • Sumos e refrigerantes - Não falhava uma refeição. Agora é água, um sumo natural ou nada!
  • Batatas fritas - Havia sempre um pacote de reserva para uma refeição mais prática. Deixou de haver!
  • Enlatados - Tomate, milho, grão, feijão, cogumelos, fruta, azeitonas... Havia sempre algumas latas destas na despensa. Agora não há! Cogumelos só consumo dos frescos; milho compro congelado; tomate prefiro o fresco, embora tenha sempre fresco congelado para uma eventualidade; leguminosas compro em pacote e demolho e cozo em casa; azeitonas deixei de consumir; eu comprava fruta enlatada? Comprava pois, ananás e pêssego! Sem comentários possíveis!
  • Molhos, maionese, mostarda e afins - Nunca fomos muito de consumir estas coisas e a verdade é que acabavam por ir embalagens praticamente cheias para o lixo porque tinham passado a validade. Deixei de comprar. O que há agora é o que ainda restou do ano passado e ainda está dentro da validade!
  • Caldos Knorr e sopas em pó - Havia sempre duas ou três variedades de caldos Knorr [ou genéricos] e sopa de camarão daquelas em pó que é só juntar água! Agora que me lembro até tenho arrepios!
  • Pipocas - Era aos baldes! E é tão fácil fazer pipocas em casa 100% saudáveis que não consigo mesmo compreender o que me levava a gastar dinheiro naquela porcaria!
  • Gelados - Havia sempre várias caixas no congelador, fosse Verão ou Inverno, mas também os gelados fugiram. No Verão comprámos uma ou duas embalagens, mas desde que aprendi o truque do gelado de banana que desisti desse investimento. 

Certamente que foram mais as coisas que deixaram de vir connosco para casa mas neste momento não me consigo recordar [se me lembrar e se justificar ainda faço outro post sobre o que deixou de haver por cá, senão editarei este e avisar-vos-ei!]. Claro que para deixar de comer umas coisas é necessário substituir por outras e essas substituições serão o tema do próximo post. O que passou a vir connosco para casa?! Curiosos? Esperem pelo próximo post da "saga" Mudança de Hábitos Alimentares!

Nota: Se tiverem dúvidas ou quiserem colocar questões podem fazê-lo aqui nos comentários que depois responderei a tudo num único post! 

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8 comentários

  1. Também já deixei de comprar muitas dessas coisas! Mas o homem cá de casa ainda está renitente com outras. Vá lá, vá lá, aceitou muito bem a exclusão dos refrigerantes e das salsichas. Agora os chocolates, os enchidos para o pão e as batatas fritas... Fico à espera do próximo post, que tenho a certeza me vai ajudar!
    beijinhos,
    Sweet Pi - thesweetestpiblog.blogspot.pt

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    1. É mesmo uma questão de hábito e de estabelecer que essas coisas só comemos fora de casa ou em dias de festa!
      O próximo post está no forno, mas levou pouco fermento, por isso está a demorar a levedar :D
      Beijinho

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  2. Muito bom seu texto. A verdade é essa mudança alimentar. Melhorei muito das dores com essa troca e a ajuda da medicina chinesa, porém ainda caiu em tentação e não consigo o controle e claro as dores voltam.

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  3. Eu aos poucos vou mudando algumas coisas e só me tem feito bem :3 Adorei o post!

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

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  4. Para quando o 2º post sobre como substituir estes alimentos?

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    1. Está em rascunho e edição há uns tempos! Não tem sido fácil dar conta de tudo!

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  5. finalmente consegui vir ler este post que me falou a uns dias... vejo que afinal eu nao tenho uma alimentaçao assim tao ma, ha muitas coisas dessa lista em cima que eu nao consumo, muitas delas existe ca por casa mas nao para mim... o unico que como sao os cereais e os laticinios, e as vezes fiambre para umasandes... as bolachas tambem me habituei a comer das que faço por casa, sabem bem melhor, mas claro que ha sempre das outras mas tambem e muito raro pegar-lhes.

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