Bolo de cacau sem açúcar!

13:32

Espero que estejam a aproveitar ao máximo estes dias festivos para estarem com quem vos faz feliz e para recarregar as baterias para o ano que agora começa. Desejo que este 2016 vos traga, acima de tudo, muita saúde, tudo o resto nós conseguimos com força de vontade e um sorriso nos lábios!

Muitas de vós têm pedido que partilhe convosco o segredo que me ajudou a perder 10kg em 2015. Apesar de não haver segredo nenhum e de ter partilhado muito do que comemos por cá ao longo do ano, irei escrever um post mais detalhado sobre todas as alterações que fiz no meu dia a dia e que me permitiu perder peso de forma equilibrada, gradual e sem sentimento de privação. Um dos truques partilho já hoje, nesta receita, escolher alimentos alternativos que não roubam sabor mas acrescentam saúde às nossas receitas. 

No último dia do ano decidi fazer mais uma experiência na doçaria sem açúcar e o resultado foi muito positivo. Consegui um bolo saboroso e pouco pecaminoso. A princesa cá de casa cada vez que via o bolo até dava pulos de alegria e desta vez a receita foi também aprovada pelo homem da casa! O bolo fica pequeno, usei uma forma de bolo inglês das mais pequenas para o fazer, por isso se quiserem um bolo maior dupliquem a receita. Depois não se esqueçam de me contar se esta iguaria também foi aprovada aí por casa!


Ingredientes: 
250gr de tâmaras
4 Clh/sopa de água
1 "iogurte" vegetal 
3 ovos
2 Clh/sopa de cacau em pó
2 Clh/sopa de azeite
1 Clh/sobremesa de fermento
100gr de farinha

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar as tâmaras de molho durante algumas horas [Quanto mais tempo mais fácil de retirar o caroço e de fazer um creme com elas]. Depois de demolhadas, retirar o caroço e colocar num robot de cozinha, juntar a água e triturar bem até obter um creme [se não tiverem um robot podem colocar num processador ou no copo da varinha mágica e usar a varinha]. Adicionar o "iogurte" vegetal [tenho sempre ESTES da Alpro porque não só têm uma percentagem de soja baixa como têm muito pouco açúcar!] e voltar a bater mais uns segundos para incorporar bem nas tâmaras. Adicionar os ovos inteiros, as duas colheres de cacau e o azeite e voltar a mexer bem. Por fim, juntar a farinha e o fermento e mexer até estar bem incorporado. Cobrir uma forma pequena com papel vegetal, deitar a mistura e levar ao forno por cerca de 30 minutos, até estar cozido. 

Facilmente poderíamos tornar este bolo mais pecaminoso, se em vez das tâmaras usássemos açúcar refinado, se em vez de "iogurte" vegetal usássemos um iogurte normal açucarado, se em vez de cacau usássemos chocolate em pó e se em vez de azeite usássemos óleo. Mas sinceramente, penso que estas alternativas que apresentei não roubam sabor nenhum ao bolo e conseguem torna-lo numa opção mais simpática para o nosso organismo! No fundo, este foi um dos meus segredos ao longo do último ano, que também ajudaram bastante na perca de peso, fazer algumas substituições nos ingredientes que utilizo diariamente! Experimentem! Acho que não se vão arrepender! 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Este fim-de-semana experimentámos esta receita… aprovadíssima cá em casa ;)
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar