Gomas saudáveis! É verdade! Existem!

14:56

Já tinha falado com uma amiga sobre gomas caseiras e ela já me tinha dito que as fazia mas que usava o pó da gelatina para lhes dar cor. Na altura pensei com os meus botões "tenho de ver se dedico um bocadinho ao assunto e invento qualquer coisa com sumo de fruta natural!". Mas felizmente há uma Leonor e um Blogue que se chama Na Cadeira da Papa que me poupam imenso os neurónios. A Leonor criou a sua receita de gomas e eu experimentei logo, mas usando outra fruta porque não tinha morangos congelados.

A primeira experiência que fiz foi com sumo de laranja e maçã, gostei do sabor mas a consistência das gomas não em agradou. Estavam assim "farinhentas". Pensei que era por ter usado o puré da maçã. A pequena donzela comeu-as sem pestanejar! Esta semana decidi fazer uma nova experiência e usei apenas sumo de limão e tâmaras. O Sabor está magnífico para quem gosta da combinação agri-doce mas a consistência quando se trinca continua a não me agradar. Mas a boneca da casa adora estes mimos e é vê-la sorrir de orelha a orelha quando vê a caixinha onde tenho as gomas guardadas. Por isso, irei continuar a fazer experiências com outras frutas para novos sabores!

Pessoalmente gosto das gomas mais elásticas e só por isso é que para mim estas não ficam aprovadas. Já falei com algumas pessoas e para que fiquem elásticas só mesmo usando gelatina animal em pó, o que para mim está fora de questão.

E como pelo facto de eu não gostar não quer dizer que os vossos pequenos não sejam como a minha filha que as devora decidi trazer-vos estas duas receitas que já experimentei.

Gomas de laranja e maçã

Ingredientes
6 Tâmaras
2 Laranjas 
1 Maçã
1 Clh/sobremesa de ágar-ágar

Preparação
Colocar as tâmaras a demolhar algum tempo. Depois de demolhadas desencaroçar, cortar em pedaços e colocar num tacho. Juntar o sumo das duas laranjas e a maçã também cortada em pedaços. Deixar esta mistura em lume médio até as maçãs estarem cozidas. Passar com a varinha mágica até obter um líquido homogéneo e juntar o ágar-ágar. Deixar ferver no mínimo por 5 minutos. Levar ao frigorifico em formas de silicone durante pelo menos 20 minutos. 

Gomas de Limão


Ingredientes
6 Tâmaras
2 Limões
1 Chávena de café de água
1 Clh/sobremesa de ágar-ágar

Preparação
Colocar as tâmaras a demolhar algum tempo. Depois de demolhadas desencaroçar, cortar em pedaços e colocar num tacho. Juntar o sumo dos limões e a água e deixar ferver mexendo frequentemente. Passar com a varinha mágica até obter um líquido homogéneo e juntar o ágar-ágar. Deixar ferver no mínimo por 5 minutos. Levar ao frigorifico em formas de silicone durante pelo menos 20 minutos. 


Para conservar coloquei as gomas numa caixa e mantenho-as no frigorífico. Ficam impecáveis até serem todas devoradas! 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Boa noite! fiz a receita de laranja e maçã mas a consistência ficou mais perto de pudim gelatina do q gomas! é mesmo assim? obrigada!

    ResponderEliminar