Bolachas de canela e laranja

13:52


Há vários meses que não se compram bolachas cá para casa e por isso gosto de te sempre alguma coisa para substituir que possamos trincar quando apetece comer alguma coisa, só porque sim. A minha experiência com as bolachas não tem sido totalmente feliz [apesar de nunca ter ido nem uma fora!]. Mas não sou menina de desistir e queria mesmo encontrar uma receita que pudesse dar à pequena sem culpas e que também fosse aprovada pelos adultos. Quando vi ESTA receita da Vânia do blogue Made By Coices pensei que estava aqui a opção certa, mas quem me conhece sabe que não vale a pena, eu não consigo seguir receitas. Tenho de inventar sempre alguma coisa! E apesar de a receia que fiz ser muito semelhante à da Vânia é ligeiramente diferente. 


Finalmente fiquei totalmente satisfeita com o resultado final. Consegui umas bolachas saudáveis, 100% vegetais e que ficaram saborosas e estaladiças. A princesa também gostou, apesar de ter de as molhar bastante antes de conseguir trincar. São uma boa opção para o rompimento dos dentes, para coçar gengivas! O pai não tem a minha opinião, mas quer-me parecer que está influenciado pelo meio pudim cheio de ovos e açúcar que ainda tem à espera dele no frigorífico!! Se experimentarem depois contem-me tudo, se gostaram e se foram aprovadas por todos aí por casa! 


Ingredientes:
1 chávena de tâmaras
1 chávena de amêndoas laminadas
Raspa de uma laranja
1 Clh/sopa de canela em pó
2 Clh/sopa de azeite
1 Chávena de flocos de aveia
2 Chávenas de farinha de centeio



Preparação:
Demolhar as tâmaras durante algum tempo. Retirar o caroço e colocar num robot de cozinha. Triturar até obter um creme homogéneo. Juntar a canela e voltar a mexer alguns segundos. Adicionar a chávena de amêndoas e voltar a triturar até que fique incorporado e as amêndoas quase desfeitas. Juntar os flocos de aveia e voltar a mexer bem para desfazer ligeiramente e incorporar. Adicionar a raspa da laranja e o azeite voltando a mexer ligeiramente. Por fim, ir juntando a farinha de centeio aos poucos e ir mexendo para incorporar. Acondicionar a massa em película aderente e levar ao frigorífico algum tempo. Eu deixei ficar toda a noite, mas não é necessário tanto tempo. 
Depois de fria a massa é bastante fácil de trabalhar. Comecei por estendê-la com o rolo mas depois preferi fazê-lo com as mãos porque não agarrava nada [acho que tenho de mudar de rolo!]. Estendi pequenos pedaços de massa deixando-os com cerca de meio centímetro de altura e usei os cortadores para a deixar com as formas que queria. Coloquei num tabuleiro coberto com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos. 

Espero que gostem ♥

You Might Also Like

3 comentários

  1. Um dia vou ganhar vontade e dedicar-me a experimentar algumas destas receitas com ar super saboroso que aqui colocas.

    ResponderEliminar
  2. Gostei. Parece que vou ter de experimentar para o oferecer ao meu filho que faz amanhã 1aninho. Obrigada pela partilha!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha!
    Desejo-lhe um ano de 2016 muito feliz!
    Bjs

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar