O Bolo doce, sem açúcar!

10:53


Parece que finalmente fiz um bolo saudável aprovado por todos os que o provaram e a pedido de muitas famílias aqui fica a receita. Não se assustem com a quantidade de ingredientes. Pode parecer complicado, mas fiz o bolo num instante! Não é um bolo que fique grande e fofo, é um bolo diferente, mas muito saboroso e que deixa na cozinha um cheio divinal.  Espero que gostem e que faça tanto sucesso por aí como fez por aqui! 

Ingredientes:
1 Courgette pequeno
1 Maçã Golden grande
1 Banana grande madura
8 Tâmaras
3 Clh/sopa de água
4 Ovos
1 Clh/sopa de óleo de côco
1 Clh/sopa de canela
3 Clh/sopa de farinha de alfarroba
25gr de farelo de aveia
25gr de farinha de centeio
50gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento

Preparação na Bimby:
Colocar as tâmaras de molho no mínimo uma hora. Escorrer a água e tirar o caroço. Pré-aquecer o forno a 180º. No copo da Bimby colocar a maçã e o courgette descascados e em pedaços com a banana, as tâmaras e a água. Programar 10m, 100º, vel.1. No fim do tempo triturar tudo na velocidade 5/6 durante uns segundos até obter um creme. Deixar arrefecer um pouco. Juntar os ovos, a canela, o óleo de côco [pode substituir por azeite] e a farinha de alfarroba e mexer alguns segundos na velocidade 3. Por fim juntar o farelo de aveia [podem ser flocos triturados previamente], a farinha de centeio, a farinha de trigo e o fermento e mexer mais alguns segundos na velocidade 4. Colocar numa forma coberta com papel vegetal e levar ao forno cerca de 40m a 180º. 

Preparação tradicional:
Colocar as tâmaras de molho no mínimo uma hora. Escorrer a água e tirar o caroço. Pré-aquecer o forno a 180º. Num tacho colocar a maçã e o courgette descascados e em pedaços com a banana, as tâmaras e a água. Levar a lume brando entre 10 a 15 minutos e ir mexendo de vez em quando. Quando todos os ingredientes estiverem cozidos, passar tudo com a varinha mágica até obter um creme. Colocar numa taça funda e deixar arrefecer um pouco. Juntar os ovos, a canela, o óleo de côco [pode substituir por azeite] e a farinha de alfarroba e mexer bem até envolver tudo [pode usar uma colher de pau ou a batedeira elétrica]. Por fim juntar o farelo de aveia [podem ser flocos triturados previamente], a farinha de centeio, a farinha de trigo e o fermento e mexer novamente até incorporar todos os ingredientes. Colocar numa forma coberta com papel vegetal e levar ao forno cerca de 40m a 180º. 

Notas: No que respeita à gordura, tenho preferência pelo óleo de côco. Se não fizer parte dos ingredientes disponíveis na vossa dispensa podem usar azeite ou manteiga. Entre estes dois, escolheria o azeite. Quanto às farinhas se não tiverem farinha de centeio nem a aveia podem usar 100gr de farinha de trigo normal o que dará uma consistência mais "tradicional" mas roubará certamente um pouco o sabor que por cá tanto gostámos! Façam as vossas experiências e contem-me como correu! Bom apetite! 


You Might Also Like

2 comentários

  1. Bem pelo ingredientes que o compõe deve ser bem apetitoso e saboroso. E, melhor ainda, saudável. Obrigada pela partilha!!! Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Ola Susana. Não tenho a farinha de trigo mas tenho as outras todas. É possível substituir por alguma outra? Obrigada

    ResponderEliminar