Lanches de Domingo

21:11


Quando a princesa anda adoentada e ficamos as duas mais vezes em casa, acabo por me dedicar mais à cozinha mas menos ao computador, daí este blogue andar em modo Halloween, com muitas teias de aranha. Tenho vários posts para vos escrever, mas como sei que vocês gostam é de receitinhas hoje trago um dois em um. Um lanche de Domingo composto por umas panquecas que ficaram deliciosas e um "doce" de maçã super simples e saboroso.

Já tinha pensado que devia inventar alguma coisa para substituir a manteiga quando a pequena come pão torrado de manhã, mas ainda não me tinha dedicado ao assunto. Aqui à dias vi uma sugestão no maravilhoso grupo Movimento Crescer Saudável [ainda não conhecem? Não acredito! Estão à espera de quê?!] deixada pela mamã Cátia Lopes e hoje decidi que era dia de experimentar. A maior parte das receitas que faço é original, e nascem do meu maravilhoso cérebro, mas há muitas ideias que me surgem baseadas em sugestões ou receitas que leio. Desta vez a ideia é totalmente desta mamã prendada e eu só descasquei as maçãs [e comi! Muito!]



Panquecas de banana

Ingredientes
1 ovo
3 clh/sopa de iogurte vegetal natural
2 bananas médias maduras
1 clh/chá de óleo de côco
2 clh/sopa de farelo de aveia
2 clh/sopa de farinha de centeio

Preparação
Numa taça colocar o ovo, o iogurte, as bananas e o óleo de côco. Mexer tudo muito bem [usei a varinha mágica para ser mais rápido] até obter um creme. Juntar o farelo de aveia e voltar a mexer. Por fim juntar a farinha de centeio e mexer novamente até misturar tudo. Com a ajuda de uma concha colocar a porção desejada numa frigideira anti-aderente bem quente. Deixar fazer cerca de 3 minutos antes de virar.

"Doce" de maçã

Ingredientes
2 maçãs 
2 paus de canela
1 clh/café de agar-agar
Água

Preparação
Descascar as maçãs e cortar em pequenos pedaços. Num tacho juntar as maçãs, os paus de canela e um pouco de água [não cobri totalmente as maçãs com água]. Deixar cozer em lume brando e ir mexendo. Quando as maçãs estiverem cozidas, retirar os paus de canela, passar tudo com a varinha e juntar o agar-agar levando novamente ao lume cerca de dois minutos mexendo bem. Guardar num frasco de vidro e depois de arrefecer colocar no frigorífico para conservar.

E pronto, o nosso lanche de Domingo foram estas panquecas que ficaram deliciosas com este "doce" de maçã maravilhoso. Já experimentei também o "doce" com as tostas de aveia que comprei ontem e fica maravilhoso. Espero que gostem das sugestões de hoje e que tenham uma semana fantástica. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ola,também ando a mudar a minha alimentação e encontrei o seu blog e estou a adorar!!! Já comecei a experimentar as suas receitas e estou a gostar muito! :-) gostava de perguntar onde compra o óleo de coco, é que onde eu encontrei é muito caro, gostava de saber se sabe de algum sitio onde se venda mais em conta... obrigada! E parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Ola,também ando a mudar a minha alimentação e encontrei o seu blog e estou a adorar!!! Já comecei a experimentar as suas receitas e estou a gostar muito! :-) gostava de perguntar onde compra o óleo de coco, é que onde eu encontrei é muito caro, gostava de saber se sabe de algum sitio onde se venda mais em conta... obrigada! E parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar