Oh Tia dá bolinho?

16:32


Ontem apeteceu-me começar a fazer algumas experiências para o dia de todos os santos, mais conhecido em algumas localidades por dia do bolinho.  Como sempre queria uma opção saborosa e sem açúcar e foi isto que me surgiu! 

O pai [sempre o meu principal crítico, no bom sentido!] provou um e achou pouco doces, mas depois dei com ele a comer outro e mais outro e mais outro... De manhã trouxemos o frasco para o sofá e quando a princesa acordou da sesta agarrou o frasco e foi com ele ao pai enquanto fazia sinal com a boca de que queria comer. A verdade é que o paladar dela nunca me serve de crítica, porque a pequena come tudo tudo o que eu lhe faço! Mas parece que desta vez também ficou muito satisfeita com esta novidade! Pessoalmente fiquei satisfeita com o resultado, só acho que deveriam ter levado o dobro da gordura para ficarem mais fofos e nos ingredientes já colocarei a quantidade que acho correcta. Atenção que o meu paladar já se está a desabituar ao doce e por isso acredito que para a maioria das pessoas estas maravilhas precisem de um pouco de açúcar, mas quero acreditar que para os miúdos estão óptimos! 

Ingredientes
2 Batatas doces médias
2 Maçãs
3 Tâmaras
1 Ovo
2 Paus de canela
1 Clh/chá de fermento
1 Clh/chá de canela em pó
4 Clh/chá de manteiga [usei magra e sem sal que é a que usamos cá em casa]
1 Chávena de farinha de centeio integral
2 Chávenas de farinha de trigo

Nota: Se desejarem colocar açúcar substituam a farinha branca pela quantidade de açúcar que desejarem. Ou seja, se puseram meia chávena de açúcar, coloquem uma e meia de farinha. Pessoalmente, ao usar açúcar optaria por açúcar de côco ou mel [no caso de bebés com mais de 2 anos].

Preparação 
Ligar o forno a 180º. Descascar as maçãs e as batatas e cortar em pedaços, juntar dois copos de água, os dois paus de canela e as tâmaras e levar ao lume até estarem cozidas. Escorrer a água e reservar. Retirar o caroço das tâmaras e passar com a varinha mágica até obter um creme. Juntar a água da cozedura reservada e mexer bem. Juntar a canela em pó e a manteiga. Esperar que arrefeça ligeiramente e juntar o ovo. Juntar a farinha de centeio e o fermento e mexer bem. Depois adicionar a farinha de trigo e mexer bem com as mãos. Nesta fase já deve ser possível formar bolas de massa com as mãos. Se sentirem dificuldade vão enfarinhando as mãos para ajudar. Formar pequenas bolas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, achar ligeiramente com a palma das mãos porque depois ganharão altura no forno. Levar ao forno cerca de 20 minutos até estarem cozidas. Não contei quantos bolinhos obtive no final mas enchi o frasco de vidro e tive de guardar alguns noutro local. Por isso calculo que tenha rendido cerca de 30 unidades. 

Espero que gostem de mais esta receita e que seja aprovada pelos vossos pequeninos! Bom apetite e bom Domingo! 

You Might Also Like

0 comentários