Sugestões de Segundo prato #1

22:47


Como muitas mães me perguntavam quais os segundos pratos que eu costumava fazer para a pequena donzela cá de casa, que neste momento tem 13 meses, decidi criar um álbum na página do facebook, onde quase todos os dias partilho foto da opção do dia. Hoje decidi escrever este post para escrever um bocadinho sobre algumas das opções que tenho partilhado.


A primeira vez que dei bacalhau à boneca foi agora aos 12 meses e ela gostou. Este prato é super simples e dá para toda a família. Grão, brócolos, bacalhau e ovo. Tudo cozido sem sal nenhum e no fim temperado com fio de azeite. Não sou apologista de usar enlatados e evito ao máximo, mas confesso que neste momento não tenho tempo para demolhar e cozer grão e feijão e por isso compro em frascos e tenho sempre em casa. Muitas vezes são uma solução boa, para quando chegamos mais tarde e não temos nem tempo nem muita imaginação.

Neste prato temos um arroz de coelho com brócolos. A pequena nunca foi fã de coelho quando lho colocava na sopa e pensei que tinha a ver com o sabor mas parece que não. Para esta refeição coloquei um lobinho de coelho, uma chávena pequenina de arroz integral e um bocadinho de brócolos cortados muito pequenos num tacho com água, um dente de alho e uma folha de manjericão e deixei cozer. Depois desfiei o coelho e retirei todos os ossos e deixei apurar mais um pouco. O arroz integral demora muito mais a cozinhar do que o arroz branco, por isso, quando sei com antecedência que o vou usar, coloco-o de molho e ele cozinha mais depressa. A pequena adorou este prato, comeu tudo cheia de vontade. 

Vi esta ideia no blogue do Casal Mistério e pensei que seria uma boa sugestão para mim e para a princesa. Coloquei cogumelos frescos laminados, tomate cherry biológico cortado ao meio, brócolos, esparguete integral e salmão cozido num tacho e juntei ainda um dente de alho, um pouco de manjericão e azeite, depois adicionei água de forma a cobrir mais ou menos tudo e coloquei a cozer em lume médio. Fui mexendo algumas vezes. O resultado final é um esparguete muito saboroso e colorido. Gostei da ideia e dá para fazer com diversos ingredientes diferentes. A boneca também aprovou!

Por norma, todas as refeições que faço a pensar na boneca também as partilho com ela [o pai é que é um pouco anti-verde o que nos complica muito a logística!]. Este prato fiz todo no forno. Numa travessa coloquei duas codornizes inteiras e à volta coloquei milho, ervilhas, batata doce em pedaços, brócolos e castanhas. Temperei com óregãos, tomilho, dente de alho, fio de azeite e sumo de uma laranja e levei ao forno até estar feito. Os brócolos convém adicionar mais tarde, porque a tendência é para queimar, se estiverem muito tempo no forno. No fim separei um pouco de um dos peitos e servi com os legumes à princesa. Não ficou nada no prato para contar história! Tanto as ervilhas como o milho uso congelado.

Não tenho por hábito servir ovos muitas vezes às refeições, e quando sirvo é raro ser inteiro porque gosto de colocar ovo nos bolos ou panquecas que faço para os nossos lanches. Mas hoje quebrei a regra e fiz-lhe um ovo mexido com espinafres e cenoura. A foto não está muito boa porque havia uma princesa aos pulos na cadeira e a apontar para o prato da comida, mas o resultado final ficou muito bonito [provar não provei, porque não sobrou!]. É muito simples de fazer, cortei os espinafres e a cenoura pré-cozida [roubei um pedaço da sopa que estava a fazer], mexi um ovo inteiro e juntei tudo numa taça. Mexi muito bem e verti para uma forma de silicone em forma de estrela e levei ao forno. super simples e prático porque estava a usar o forno para fazer o meu jantar e do pai [hoje não comemos todos o mesmo, mas é muito raro acontecer]. Depois servi com arroz branco cozido. A boneca delirou!

E por hoje é tudo. Podem seguir o álbum do facebook onde há mais sugestões! Espero que gostem das sugestões e que partilhem comigo os vossos pratos porque entretanto fico sem ideias!


Desejo-vos um bom fim-de-semana! 
Aproveitem estes últimos raios de sol para passear muito ♥


You Might Also Like

0 comentários