Caixa dos tesouros ♥ #1

14:24


"Nós não paramos de brincar porque ficamos velhos, nós ficamos velhos porque paramos de brincar." George Bernard Shaw

Depois de me apaixonar pelos quartos Montessorianos dos quais já falei NESTE post, comecei a ler mais e mais sobre o método e decidi também adoptar a "Cesta dos Tesouros". Cá em casa chamamos de "Caixa dos Tesouros" porque efectivamente escolhi uma caixa para encher de tesouros [não tinha nenhum cesto disponível e o que estava dentro da caixa podia ser reposicionado!]

A caixa dos tesouros pode ser adoptada a partir do momento que os bebés se sentam e começam a querer explorar objectos com as mãos e levá-los à boca. A ideia base é colocar objectos presentes na casa e na natureza dentro de um cesto ou caixa, ao qual o bebé tenha acesso e de onde os consiga retirar facilmente. Os objetos escolhidos devem ter diferentes tamanhos, pesos, cheiros, texturas, materiais e cores devendo ser suficientemente grandes para que não possam ser engolidos e não ter pontas afiadas ou faces que possam magoar o bebé nas mãos ou na boca, se eles os morderem. Como o mais certo é os objetos serem colocados na boca, há alguns que devemos ter o cuidado de lavar bem. 


Esta caixa pode conter vários objetos de uma só vez que podem ser mudados de tempos em tempos, ou podemos ir adicionando novos objetos todos os dias e retirando os mais antigos aos quais o bebé já não mostra interesse. Perante esta caixa, o bebé deverá mostrar curiosidade, interesse e surpresa. Esta actividade é também interessante e estimulante para nós pais, que diariamente iremos procurar novos objetos para adicionar a esta caixa.


Nesta caixa podem incluir coisas como uma carteira, uma casca de noz, uma concha, uma pinha, um pincel, uma pena, um sino de metal, uma pedra, etc. Os bebês e as crianças usam todos os seus sentidos, enquanto nós os adultos dependemos mais da visão. Por isso, objetos que possuam um padrão visual ou uma textura diferenciada na superfície, um aroma especial, que sejam gelados ao toque ou que produzam sons quando movimentados são especialmente interessantes. Para uma criança pequena, tudo é uma descoberta nova e excitante. Com crianças pequenas, é importante lembrar que se trata de um grande estímulo, sendo melhor oferecer-lo depois da sesta ou de manhã ao acordar. [Parágrafo adaptado do site Lar Montessori].


A nossa caixa dos tesouros tem objectos muito diversificados e como alguns se vão perdendo pela casa vou colocando novos objectos quase todos os dias. Iniciei esta actividade já a pequena tinha 12 meses [simplesmente porque não me lembrei antes, apesar de ter falado sobre isto na universidade, só agora ao estudar mais afincadamente o método é que decidi aplicar!] e a reacção foi muito positiva. O primeiro instinto é quase sempre tirar um objeto de cada vez para fora, até estarem todos cá fora, só depois é que os começa a explorar de forma individual até escolher o seu favorito e o levar para outro local da casa, esquecendo a caixa. 



Neste momento a nossa caixa tem objetos como uma forma de silicone, uma base para copos em plástico, uma colher, faca e garfo [cada um de cor diferente], uma argola de guardanapos em madeira, uma colher medidora de plástico, uma tampa de embalagem de detergente [extremamente bem lavada!], duas pedras de cores, pesos e texturas diferentes [também lavadas], uma concha, uma caixinha com tampa onde coloco um outro objeto, uma bolsa de fecho onde também coloco outro objeto, uma espátula de madeira, um coração anti-stress, um peluche, um pote pequeno de vidro [escolhi um que tinha guardado de uma compota em miniatura, o vidro é extremamente grosso e mesmo que caia ao chão das mãos da pequena não parte!]

Espero que tenham gostado desta sugestão e se a aplicarem aos vossos pequenos partilhem as fotos dos vossos cestos dos Tesouros que crio um álbum no facebook para as colocar, como fiz com os quartos. Assim podemos inspirar outros pais para as mesmas actividades. Tentarei fazer um post mensal sobre este tema, para vos mostrar os objetos presentes nesse momento na caixa partilhando assim novas ideias.

Um grande beijinho e obrigada por estarem desse lado e nos acompanharem nesta aventura que tem sido linda e cheia de descobertas fantásticas! Que a vossa semana seja mágica♥


You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu já ando a olhar para algumas coisas a pensar: vou colocar isto na caixa/cesto! Acho que ainda antes de tratar do quarto, vou tratar disso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois mostra-me os objectos para me dares ideias :D Beijokas

      Eliminar
  2. Eu e a minha mãe começamos uma, depois eu fui fazendo mais e mais... Agora tenho uma caixa super grande cheia de recordações e tesouros!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ideia também é gira. Ir guardando objectos importantes e que tenham significado especial. O objectivo desta caixa é mesmo o desenvolvimento e apuramento dos 5 sentidos. Os objetos sou eu que vou escolhendo e trocando de vez em quando! Beijinho e Bom Domingo!

      Eliminar