Quarto montessoriano ♥ #1

12:46


Têm sido muitas as mães a perguntar como tem corrido a experiência no quarto novo e por isso hoje vim contar-vos alguns pormenores. De modo geral a experiência tem sido muito positiva. A princesa adora o quarto dela, tem passado lá mais tempo e adora poder explorar tudo o que lhe apetece quando lhe apetece, mas sinto que ainda há algumas adaptações que precisamos de fazer na nossa rotina. 

Há uns meses para cá que a boneca adormece na sala, ao colo do pai a ser embalada e com o som da televisão como pano de fundo. Na primeira noite no quarto novo, depois de jantar e de ela brincar um pouco na sala, levei-a para o quarto na tentativa de que adormecesse lá! Acendi uma luz suave, contei histórias, cantei músicas, dei maminha... mas acabámos por estar duas horas na brincadeira e ela sem querer dormir. Já eu estava desesperada de sono e ela pronta para uma noite de borga. Acabou por adormecer na sala, ao colo do pai, enquanto ouvia programas desportivos.

O facto de adormecer na sala dificulta-nos o processo de a ir deitar porque pusemos uma cancela na porta do quarto, e ou temos de a abrir ou levantar as pernas para passar, o que com ela ao colo nem sempre é fácil e, por muito cuidado que se tenha, faz sempre barulho. Ter colocado a cancela no quarto foi ideia do pai e a verdade é que me deixa bastante descansada porque a nossa casa tem vários locais com escadas e assim evitamos acidentes nocturnos.

No que respeita ao dormir, estas duas primeiras noites foram bastante tranquilas. Continua a mexer-se imenso mas como já não bate em nada a não ser em almofadas, não acorda nem começa a chorar. Nunca acorda onde a deitámos e hoje o pai foi dar com ela a dormir na carpete. A verdade é que acaba por dormir mais e melhor do que quando acordava a cada cabeçada nas barras laterais do berço ou quando lá ficava com um pé ou um braço preso. E só por isso, já valeu a pena a mudança!

De manhã, quando acorda, levanta-se e começa com as explorações dela até vir para a grade dizer "Olá! Olá!" a ver se um de nós aparece para a acompanhar nas brincadeiras.

O quarto ainda precisa de alguns pormenores. Vamos desmanchar o berço [que só está ali porque ainda não houve tempo de o arrumar] e criar um cantinho da leitura com o colchão. Quero fazer-lhe uma tenda para ela brincar e falta ainda encontrar um espelho de acrílico. Mas com calma chegaremos ao objetivo final e assim a boneca também tem tempo de explorar tudo tranquilamente.

Iniciei também a ideia da cesta dos tesouros que achei fantástica! Amanhã partilho convosco também um pouco mais sobre esta experiência e sobre os objetos que tenho seleccionado.

Para quem só agora nos conheceu e deseje saber mais sobre o método Montessori, aconselho a leitura DESTE texto onde falei sobre o tema e deixei links bastante interessantes!


Tenho uma filha feliz e isso deixa-me o coração a vibrar ♥ Um beijinho para vocês que nos seguem e votos de uma semana fabulosa! 


You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei! É bom saber que traz resultados.
    Eu ainda tenho de olhar bem para o quarto e decidir ao certo o que fazer.
    No que toca à cama, acho que para já vou mesmo usar o colchão do berço. Como ela ainda é pequenita, deve dar para uns tempos. O resto ainda não sei bem... mas eu chego lá! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fizeste alguma alteração? Eu o colchão do berço usei para cantinho da leitura. A pequena rebola imenso, e estamos mesmo a ponderar comprar um colchão de casal!

      Eliminar