Bolo da Bianca

23:14


Há uns meses atrás comecei a pensar que não faria sentido termos um bolo de anos na festa da princesa se ela não o pudesse comer. Afinal qual o sentido de outras pessoas comerem o nosso bolo de anos e nós não?! Para mim, também não fazia sentido dar-lhe a comer um bolo de aniversário tradicional, com imenso açúcar, doce de ovos, aromas e afins. Mesmo que comesse só um pouco, acho que não havia necessidade de lhe dar algo que é nocivo para a saúde dela [mesmo que isso não se veja!]. Então achei que o ideal seria eu fazer um bolo que ela pudesse comer!
Primeiro decidi fazer a introdução do ovo, durante o mês de Agosto, para usar ovos na receita e depois comecei a testar uma receita de bolo que ficasse saboroso sem levar açúcar refinado ou mascavado [a receita onde me inspirei levava a módica quantia de 500gr de açúcar]. Decidi que o melhor era não complicar muito e depois de algumas experiências cheguei a este resultado, para mim satisfatório.

Não ficou um bolo bonito. Ficou um bolo torto, com uma cobertura simples e mal espalhada. Mas, acreditem ou não, Baby B. não se importou nadinha com isso e devorou a fatia dela com mãos atrevidas e olhos esbugalhados! Os mais gulosos da família [os avôs] fizeram umas belas caretas ao comer o bolo, porque não estava doce. Eu achei que estava bom e se comia muito bem, sem precisar de mais açúcar, achei-o foi um pouco rijo, mas nada que não se resolva numa próxima vez!


Desta vez utilizei a Bimby porque me inspirei na receita de pão-de-ló do livro base. A receita que fiz deu para 12 pessoas e ainda sobrou metade. Por isso, se quiserem um bolo mais pequeno podem cortar na receita.

Ingredientes
9 Ovos
150gr de côco ralado
100gr de açúcar de côco
Raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento
200gr de farinha

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar a "borboleta", os ovos, o côco ralado, o açúcar de côco e a raspa de laranja na Bimby e programar 9 min/ 37º/ vel 3. Depois, é só juntar a farinha e o fermento e programar 20seg/ vel 3 e verter a mistura para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, ou forrada com papel vegetal e levar ao forno durante cerca de 30 minutos.

Para a cobertura usei leite de côco e amoras. Os frutos vermelhos devem ser dos últimos a introduzir na alimentação dos bebés, mas tenho amoras biológicas e usei apenas meia mão de amoras para a cobertura do bolo todo. Se preferirem podem usar apenas o leite côco, eu juntei as amoras para dar um pouco de cor. Para fazer o creme com o leite de côco basta deixa-lo no frigorífico 24h, escorrer a água que ficará por cima e bater o restante como se fossem claras em castelo. Na Bimby, coloquei a "borboleta" e programei 7min/ vel 4. Depois juntei as amoras lavadas e secas com papel absorvente e bati mais uns segundos. Para que ficasse mais consistente, deixei repousar o creme cerca de duas horas no frio. 

Por fim, cobri o bolo [o melhor que a minha habilidade permitiu!] e coloquei-o no frio até serem horas de cantar os parabéns à princesa.

A receita é simples mas se tiverem alguma sugestão para a melhorar, já sabem, partilhem tudo comigo! Por cá, o objetivo principal foi cumprido, a princesa comeu do seu bolo de aniversário e ficou deliciada! E eu fiquei feliz e orgulhosa por ter pensado e preparado esta opção.

Esta semana estamos de férias, por isso os post's por aqui andam mais escassos! Se quiserem saber de nós, sigam-nos no Facebook ou no Instagram.

Um beijinho, uma noite feliz e um resto de semana fantástica ♥

You Might Also Like

4 comentários

  1. Pois com 33 anos comi muito poucas vezes do meu bolo de anos porque nunca ninguém pensou em comprar ou fazer um bolo adequado ao meu gosto, agora já estou menos esquisita e já vou comendo. Mas achei uma ideia super gira, parabéns à Bianca e à mamã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada! Beijinhos e espero que comece a escolher um bolo de anos de que realmente gosta! É o seu aniversário :D Merece!

      Eliminar
  2. Ola ☺ os passos que descreve dá para fazer sem ser na bimby? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Peço desculpa só agora responder! Nem me tinha apercebido que tinha tantos comentários por responder! Em principio dará, a única questão é que ao mexer os primeiros ingredientes tem temperatura, 37º. Por isso se calhar será melhor fazer num tacho em lume mt baixinho. beijinhos

      Eliminar