Isto de ser filha e mãe ao mesmo tempo não é fácil!

18:08

Eu não sou a mãe mais relaxada à face da terra. Acho que às vezes até sou demasiado preocupada e ansiosa. Mas sei que BaBy B. está na fase da exploração. Precisa de mexer. Precisa de gatinhar. Precisa de estar de pé. Precisa de andar agarrada a tudo. Precisa de mandar coisas ao chão. E precisa de cair. E por saber que tudo isto é importante, sempre sob supervisão, deixo que explore tudo [dentro dos limites de segurança]. E já caiu. E já deitou coisas ao chão. E já bateu com a cabeça aqui e ali. Mas também foi assim que aprendeu a sentar-se quando sente que está a perder o equilíbrio. Foi assim que aprendeu a cair. E foi assim que hoje deu os 3 primeiros passos sem ajuda de nada nem ninguém. Sozinha. 

E se esta liberdade que lhe dou às vezes me deixa de coração apertado, à minha mãe faz imensa confusão. Cada vez que a miúda se põe de pé a minha mãe vê sangue, imagina cabeças com 20 pontos, sobrolhos duplicados, narizes tortos, dentes partidos e todo um filme de terror que até é difícil descrever. Mas não só ela imagina o filme todo como o verbaliza e acompanha com "tira a miúda daí que vai acontecer aquilo", "não a deixes ir para aí que vai acontecer isto". E eu respiro fundo. Muito fundo. Porque não é fácil estar entre uma filha com pilhas que precisa de explorar o mundo para crescer e se desenvolver e uma mãe mega ansiosa que sofre e tem ataques de pânico cada vez que a neta 'respira'. 

Hoje, para além de respirar fundo, rosnei um bocadinho. E depois arrependi-me. Porque sei que agora ela vai ter os ataques de pânico e imaginar os filmes de terror todos, mas vai estar em silêncio. Mas isto de ser filha e mãe ao mesmo tempo não é fácil. Nada fácil! 

You Might Also Like

0 comentários