5 sugestões para manter a alimentação do bebé mais saudável

17:08

Não sou fundamentalista. Pelo menos tento não o ser em nada. Mas a verdade é que já ultrapassamos os 9 meses e nunca comprei um boião de fruta/comida e só comprei um pacote de papa da Holle [que acabou por ir fora porque a pequena não gostou]. Já lhe dei bolachas Maria e já comprei os biscoitos de bebé, mas à medida que o tempo vai passando vou tentando ler e informar-me e substituir estas pequenas coisas por opções mais saudáveis! Acaba por ser tudo uma questão de opções e de organização. Se para mim também tento fazer as melhores escolhas, para ela faço o mesmo. Espero que esta pequenina lista de dicas vos possa ajudar. 

1. Fruta fresca
Mesmo fora de casa é possível não recorrer aos boiões de fruta, nem aos famosos suíssinhos ou iogulinos. Desde que iniciam a diversificação alimentar que os bebés podem comer frutas como banana, papaia, manga, melão, meloa e por exemplo pêssegos. Estas frutas são fáceis de transportar já preparadas e não ficam oxidadas. À exceção da banana basta colocar a fruta já cortada em pedaços num tupperware e levar connosco um grafo para na altura de dar esmagar a fruta [caso o bebé não a coma ainda em pedaços].

2. Iogurtes naturais
Em vez de escolhermos os iogurtes de aromas, com pedaços ou com bolachas, é preferível optar por iogurtes naturais e adicionarmos nós a fruta que desejarmos. A quantidade de açúcar e de outros aditivos é muito mais reduzida nos iogurtes naturais. 
Se optarmos por não dar proteínas de leite de vaca aos nossos filhos podemos sempre optar por "iogurtes" vegetais.

3. Papas caseiras
Se temos tempo para aquecer água/leite e misturar a farinha do pacote para fazer uma papa também temos tempo para fazer uma papa caseira que em 10 minutos está pronta a consumir. As papas caseiras são incrivelmente fáceis de fazer e uma opção mais económica e mais saudável. Basta experimentar uma ou duas receitas e depois é apenas usar a imaginação! Se tiverem dúvidas sobre este tema passem por ESTE post que penso ser bastante útil. 

4. Sopa e comida caseira
A utilização das comidas já prontas não é tão frequente como a dos boiões de fruta mas mesmo assim as prateleiras dos supermercados estão cheias de opções. Enquanto o bebé não come a mesma comida que os restantes membros da família pode parecer complicado esta gestão das refeições mas se comprarmos frascos de vácuo é perfeitamente possível a sopa aguentar em perfeitas condições dois dias no frigorifico, não é necessário fazer sopa a cada refeição. Quando necessitamos de realizar as refeições fora de casa basta ter as coisas programadas e preparar comida/sopa que dê para ser transportada e aquecida.

5. Bolachas caseiras ou de arroz/milho
Muitas vezes os bebés começam a comer muito cedo a bolachinha Maria ou até bolachas próprias para bebé. Infelizmente ambas as opções não são propriamente saudáveis devido não só à quantidade de açúcares como aos restantes aditivos. Fazer bolachas caseiras é muito simples e como nas papas basta seguir uma ou duas receitas [adaptando à idade dos bebés e aos alimentos já introduzidos]. Temos também a opção das bolachas de milho ou de arroz, sem sal, que se encontram facilmente nos supermercados. 

Espero que este post vos ajude e claro, se tiverem outras sugestões para nos facilitar a vida e manter uma alimentação equilibrada e saudável deixem nos comentários ou enviem por mail. Aqui a Mãe agradece e promete partilhar! 

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4 comentários

  1. Sempre com sugestões saudáveis Susana.
    Beijo,
    Ana

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  2. É pena muitos pediatras não darem estes conselhos desde o início. Sem saber, quando foi a minha filha, a pediatra deu-me indicação de papas e frutas e bolachas compradas... agora tenho lido sobre o assunto e vou fazendo mudanças para o que deveria ser! Tenho pena de não ter seguido esta diretiva desde o início... Obrigada pelas dicas.

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  3. Olá Susana. Concordo plenamente com a sua opinião! Gostaria de saber se pode facultar receitas de bolachas saudáveis para bebés. Obrigada!

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    1. Tenho um bebé de 7 meses e tenho feito toda a comidinha dele. Obrigada

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