Bolachas de Fruta - +7 meses

11:21


Depois da reportagem da Sic sobre o açúcar confesso que não consigo ficar indiferente e tenho necessidade de ver todos os rótulos. Se já era muito cuidadosa com a alimentação da minha filha, agora acho que fiquei um bocadinho obcecada mesmo!

Como ela já fica a olhar para nós sempre que comemos e já gosta de um bocadinho de pão e uma bolachinha Maria para ir trincando, ontem decidi experimentar e fazer-lhe umas bolachas caseiras. A ideia era fazer algo 100% saudável, apenas com ingredientes que ela consome diariamente.

Se me perguntarem se as bolachas são fantásticas, não vos vou dizer que são a melhor iguaria que já comi até hoje! Não são! Mas comem-se bem e ela agarrou-se a elas com as duas mãos e não se queixou! 


Partilho convosco a receita! Escolhi a papaia para base porque é uma fruta com bastante sumo [ela ainda não come citrinos].

Ingredientes:
Cerca de 150g de papaia madura
1 banana grande
10 colheres de sopa de farinha de arroz
2 colheres de sopa de farelo de aveia

Preparação:
Passar a papaia e a banana até ficar num líquido cremoso [usei a Bimby, alguns segundos na velocidade 6, mas com uma varinha mágica conseguem o mesmo efeito].
Juntar metade da farinha de arroz e a aveia e mexer bem [usei a Bimby mas podem usar uma batedeira normal].

As restantes colheres de farinha de arroz ir juntando duas a duas. Se a papaia não for muito madura pode não ser preciso a totalidade das 10 colheres. Vão juntando até obterem uma massa cremosa e húmida que fica colada. 

Com a ajuda de duas colheres coloquei a massa distribuída num tabuleiro forrado com papel vegetal. Ajeitei a massa com as costas da colher para obter a forma pretendida. Podem colocar juntas porque como não leva fermento não crescem! O tamanho que fizerem, será o tamanho final. 

Levei ao forno pré-aquecido durante cerca de 30m a 150º. Deixei arrefecer e retirei do tabuleiro. Para conservar alguns dias, coloquei dentro de uma taça de vidro com tampa, embrulhadas em papel vegetal!

Espero que gostem e que sejam aprovadas pelos vossos rebentos! Se os vossos filhos forem muito pequeninos [por aqui ainda só temos 7 meses] não aconselho a deixarem sozinhos quando as estão a comer!

Nota: O farelo de aveia e a farinha de arroz compro na área de dietetica dos hipermercados.


Para não perderem nenhuma das nossas aventuras!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá boa tarde!
    Adorei esta receita pq ando exactamente à procura de bolachas sem açúcares!
    De-me só uma informação sff, qual a textura com que ficam as bolachas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! As bolachas ficam rijas por fora e moles por dentro.
      Esta semana fiz umas com pêssego que a boneca gostou ainda mais! Ficaram ligeiramente melhor do que estas. Passe pelo facebook que pus lá a receita!
      https://www.facebook.com/BlogMaeMeQuero/photos/pb.1525091321045486.-2207520000.1431606171./1643660362521914/?type=3&theater

      Eliminar
  2. Vou levar esta receita, pelo aspecto... Se ela não comer como eu :-D

    ResponderEliminar
  3. boa tarde, adorei a recita,posso fazer esta receita com farinha de arroz integral (triturando o grão n a bimby)?e tenho q demolhar o grão?
    Obrigado

    ResponderEliminar